APSREDES

Time de Altas da Emergência: uma experiência inovadora na gestão do cuidado ao paciente na urgência

Valorização da Enfermagem

Trata-se de um relato de experiência dos enfermeiros atuantes no “Time de Altas da Emergência”, utilizando ações do projeto Lean para redução da superlotação e melhoria da qualidade assistencial prestado à pacientes atendidos no Serviço de Emergência Geral do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), situado em Porto Alegre (RS). O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde para reduzir a superlotação nas emergências de hospitais. O HCPA foi incluído no projeto em outubro de 2018, e dentre as várias ações implementadas destaca-se o “Time de altas da Emergência” (TAE). Neste time há a atuação de dois enfermeiros emergencistas que são responsáveis pela revisão diária de pacientes internados e sob avaliação clínica no SE buscando junto a equipe assistencial definições de planos de cuidados, agilizar a realização de exames e consultorias definidoras de alta, possibilidade de paliação, de transferência externa (hospital de retaguarda municipal) e atenção domiciliar (Programa Melhor em Casa).

 

Dentre os resultados adquiridos com a TAE, destacam-se a diminuição do tempo de permanência na emergência no decorrer de implantação do projeto/piloto. A atuação mais direta e focada do TAE após a fase piloto teve grande impacto no número de transferências, pois os enfermeiros tiveram mais autonomia na tomada de decisões e adquiriram mais experiência após a realização do projeto/piloto. A prática em questão permitiu destacar o papel do enfermeiro no apoio aos demais enfermeiros assistenciais do SE através da função coordenadora de atividades de alta e ou transferência do cuidado, servindo como ligação para outros membros da equipe de forma a garantir que todos os aspectos estão sendo contemplados para pacientes e famílias.

 

Através da iniciativa do TAE os pacientes, familiares e os profissionais são beneficiados, além de destacar a enfermagem como protagonista no gerenciamento do cuidado. Os pacientes atendidos no HCPA requerem cuidados de alta complexidade e as ações do TAE têm trazido melhor adequação do uso do leito e aumento do giro do leito nas enfermarias e na emergência. Os enfermeiros participantes do TAE reconhecem que as atividades por eles desenvolvidas no contexto da transferência e reordenamento dos pacientes na rede de atenção à saúde a partir do Serviço de Emergência são permeadas por competências essenciais no fazer do enfermeiro tais como: comunicação, liderança, tomada de decisão, planejamento, gerenciamento de pessoal e trabalho em equipe, instrumentos para uma atuação autônoma no contexto gerencial.