APSREDES

Teleconsultorias para enfermeiras(os): ferramenta de suporte à prática clínica na Atenção Primária à Saúde

Valorização da Enfermagem

As teleconsultorias para enfermeiras(os) da Atenção Primária à Saúde (APS) do Brasil, são oferecidas pelo TelessaúdeRS desde agosto de 2014. Inicialmente foi ofertado às enfermeiras do Rio Grande do Sul e em fevereiro de 2016, ampliadas para todo o Brasil. O TelessaúdeRS-UFRGS é um dos núcleos do Programa Telessaúde Brasil Redes, lançado em 2007 pelo Ministério da Saúde (MS) e iniciou suas atividades com um projeto piloto, oferecendo teleconsultorias assíncronas (via e-mail), para os profissionais de saúde da APS do Estado.

Na modalidade assíncrona as(os) enfermeiras(os) eram as principais solicitantes. Assim, foi disponibilizado um número de telefone (0800 644 6543) para que todas as(os) enfermeiras(os) que trabalham em Unidades Básicas de Saúde/ Estratégias de Saúde da Família pudessem ligar para compartilhar e discutir casos clínicos e dúvidas sobre as demandas provenientes do trabalho na APS aumentando a confiança e resolutividade da enfermagem e fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Quem responde as solicitações são enfermeiras especialistas em saúde da família, saúde coletiva, obstetrícia, estomaterapia, entre outras especialidades.

 

Desde o inicio do serviço foram realizadas 11.993 teleconsultorias síncronas, sendo que enfermeiros de todos os estados do país já acessaram o serviço. As principais discussões clínicas se referem a avaliação de problemas de pele, vacinação, apoio na administração de medicamentos, infecções sexualmente transmissíveis (sífilis), atenção ao pré-natal e planejamento familiar e outras questões do cuidado à saúde da mulher. Além das teleconsultorias, foram desenvolvidas ações de teleducação como web palestras, web aulas e seminário de dúvidas. Um curso na modalidade à distância, sobre avaliação e tratamento de feridas na APS foi disponibilizado e em sua 4ª edição, teve cerca de 12 mil inscrições. As teleconsultorias têm contribuído para o aumento da eficiência, da qualidade e da equidade no acesso às informações, rompendo barreiras geográficas em um país continental, como o Brasil. Observa-se que o nosso trabalho tem contribuído diretamente para a educação permanente dos profissionais da saúde, principalmente na atenção à saúde do usuário.