Representantes do Conselho Nacional de Saúde e da OPAS visitaram duas experiências selecionadas para o Laboratório de Inovação sobre a Participação Social na Atenção Integral à Saúde das Mulheres, ambas desenvolvidas em universidades e aplicadas na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Os projetos da Universidade Federal do Pará intitulados TranformaDor: Parir com Amor, Sem Violência e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mulheres da AP2.2: Grupos de Convivência, Educação em Saúde e Geração de Renda nas unidades da ESF têm como foco o aperfeiçoamento da atenção prestadas às mulheres em situação de vulnerabilidade social e desenvolvidos por profissionais da atenção primária. As visitas ocorreram nos dias 8 e 9 de junho.
Já a conselheira do Conselho Nacional de Saúde, a enfermeira Jupiara Castro, visitou, no dia 9 de junho, o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária da UERJ que desenvolveu a metodologia do projeto Mulheres da AP2.2, que tem o artesanato como ferramenta de cuidado de mulheres em tratamento de saúde mental, já aplicado em sete de unidades básicas de saúde da Grande Tijuca, bairro no Rio de Janeiro. O projeto visa atender uma demanda crescente na saúde pública, onde cerca de 40% de usuários atendidos na Estratégia Saúde da Família apresentam transtornos mentais, como a depressão.
“A inovação foi a parceria com os Agentes Comunitários de Saúde que coordenam as reuniões com as usuárias e recebem o apoio de psicólogos, inicialmente ligados à Universidade e depois substituídos pela equipe dos NASF (Núcleos de Apoio de Saúde da Família), ressaltando também o protagonismo das participantes”, explica Káren Athié, psicóloga da UERJ.
Até o fim de junho, serão visitadas outras quatro experiências selecionadas para o Laboratório de Inovação, são elas:
- Projeto Barriguda, do Instituto Santos Dumont, do Rio Grande do Norte.
- Projeto Ambulatório Trans de Sergipe Portas Abertas – Saúde Integral das pessoas Trans: cuid
ar e acolher, da Universidade Federal de Sergipe. - Projeto Passo a Pássaro, da Penitenciária Feminina de Teresina, Piauí.
- Práticas de Cuidado em Saúde com Trabalhadas do Sexo: extensão universitária desenvolvida pelo Núcleo de Estudos sobre Drogas da Universidade do Ceará.
Após as visitas, o grupo de trabalho do Laboratório de Inovação divulgará quais experiências participarão de encontro a ser realizado durante a 2a Conferência Nacional de Saúde das Mulheres prevista para ocorrer entre 17 a 20 de agosto, em Brasília.
Veja os vídeos gravados durante as visitas