APSREDES

Tecnologia de Informação em Saúde: é hora de divulgar experiências e reflexões

Um número especial da Revista Panamericana de Saúde Pública (Revista Panamericana de Salud Publica – Pan American Journal of Public Health), órgão oficial da OPAS/OMS, está sendo preparado, ainda para 2013, tendo como tema “e-saúde”, ou seja, a utilização das tecnologías de informação na saúde, com foco na região das Américas. Estão sendo aceitos trabalhos originais de pesquisa, informes especiais, revisões sistemáticas, bem como outras contribuições autorais. Está incluída, também, a saúde pública animal.
A iniciativa tem como base a estratégia e o plano de ação da OPAS relativos a tal tema, para o período 2012 a 2017. Sua adoção ampla, espera-se, melhorará o acesso com qualidade aos serviços de saúde, mediante a não só utilização das tecnologias de informação, como também da promoção da “alfabetização digital”. O pano de fundo é a disponibilização de informações fundamentadas em provas científicas e sua contribuição para a formação contínua do pessoal de saúde. O pressuposto é de que sociedades mais informadas são também mais equitativas, competitivas e democráticas e nelas o acesso à informação em saúde representa direito fundamental das pessoas.
Este número especial da Revista Panamericana de Saúde Pública deverá servir de plataforma para que os países da região das Américas possam realizar uma avaliação do que tem sido feito em termos de e-saúde em seu âmbito, desde a adoção da estrategia e plano de ação referidos. A lista de temas propostos para esta edição especial é bastante ampla, contendo, por exemplo, desenvolvimento de prontuarios eletrônicos; práticas de telessaúde; m-saúde (“m”, de mobile, ou seja, utilização de telefones celulares e outros dispositivos móveis para monitoramento de pacientes individuais e situações de saúde); educação à distancia (que vem sendo conhecida como e-learning); educação continuada nas tecnologias de informação; padronização de sistemas e interconectividade, além de outros aspectos da questão.
Os trabalhos inscritos podem ser redigidos em português, além do espanhol e inglês, a critério dos autores, sugerindo-se, entretanto, a redação dos textos na língua materna. Deve ser obedecida a padronização oficial da Revista Panamericana de Saúde Pública (Revista Panamericana de Salud Pública/Pan American Journal of Public Health), disponível no site http://bit.ly/WLo9Xu.
Os artigos devem ser encaminhados ao site da revista: http://www.paho.org/journal/, no qual são encontradas instruções adicionais. A data limite é 15 de julho de 2013.

Por Flávio Goulart, sanitarista e colaborador do Portal da Inovação em Saúde

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe