APSREDES

Time de Altas da Emergência (TAE): uma experiência inovadora na gestão do cuidado ao paciente na urgência

A prática otimiza a utilização dos serviços de emergência, além de proporcionar a liderança e inovação nas práticas assistenciais da enfermagem hospitalar e impactar diretamente na satisfação dos usuários e familiares.

Maicon Chassot, enfermeiro e um dos autores do projeto.

 

 

Para diminuir a superlotação nos serviços de urgência e emergência, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) criou o Time de Altas da Emergência (TAE), com a participação de dois enfermeiros do Serviço de Emergência (SE).  Com o suporte da equipe multiprofissional, a prática reduziu o tempo médio de permanência do paciente na emergência, acelerou a tomada de decisão para alta hospitalar e aumentou o giro dos leitos, melhorando a qualidade assistencial prestada aos pacientes e familiares.

O tempo de permanência do usuário na emergência passou de sete dias (dezembro/18) para três dias (fevereiro/19). De março a novembro de 2019, foram contabilizados 402 pacientes transferidos para leitos de retaguarda, uma média de aproximadamente 50 pacientes/mês, com média do tempo de permanência na emergência em torno de dois dias, tempo este necessário para a definição diagnóstica e a decisão clínica de transferência para hospitais de retaguarda. “Os enfermeiros do TAE realizam busca ativa de potenciais pacientes do SE que podem ter alta hospitalar mais precocemente e, assim, agilizar os processos pendentes. Muitos pacientes, por exemplo, ficam mais tempo porque não conseguem fazer exames de imagem devido à superlotação”, relata Maicon Chassot, enfermeiro e um dos autores do projeto.

Os enfermeiros emergencistas são responsáveis pela revisão diária de pacientes adultos internados sob avaliação clínica no SE, buscando, junto à equipe assistencial, definições de planos de cuidados, agilizar a realização de exames e consultorias definidoras de alta. Os pacientes que estiverem estáveis e aptos clinicamente a receber cuidados em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde são transferidos de forma segura e responsável, o que contribui para o aumento do giro de leitos no SE.

A prática otimiza a utilização dos serviços de emergência, além de proporcionar a liderança e inovação nas práticas assistenciais da enfermagem hospitalar e impactar diretamente na satisfação dos usuários e familiares. A atuação dos enfermeiros conta com o apoio da Diretoria do HCPA e da Secretaria de Saúde Municipal de Porto Alegre/RS.

Fonte – Informações cedidas pelos autores.

Fotos – visita dos avaliadores do Laboratório de Inovação à experiência.

IMG_3110
IMG_3115

O projeto segue a metodologia Lean nas Emergências, desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libânes que visa diminuir o tempo de permanência do paciente no serviço de urgência. No TAE existe o momento do huddles diários da equipe assistencial no Serviço de Emergência para agilizar os processos de transferência de cuidado. A expressão faz referência ao huddle, o momento em que os jogadores do futebol americano se encontram para definir as estratégias do jogo. Portanto, é o momento em que todos os profissionais envolvidos com o cuidado (assistente social, nutricionista, fisioterapia, médico, enfermeiros, secretários, serviço de radiologia e núcleo interno de regulação) se encontram por quinze minutos para informar as estratégias de atendimento e condutas definidoras: transferências para baixa complexidade, exames e consultorias de especialidades pendentes, previsão de leitos, entre outros assuntos.  

Sobre as atribuições dos enfermeiros do TAE, constam: estabelecer referências (sozinho ou com o apoio da equipe médica, serviço social e pessoal administrativo, de preferência), ao paciente/familiar, com outros serviços de saúde (tais como prestadores de cuidados primários e hospitalares); iniciar os procedimentos de planejamento efetivo da alta da emergência de acordo com o plano terapêutico médico e com o apoio de outros profissionais deste planejamento, de forma a se ter certeza de que todos os planos estão em ordem e alinhados para o tempo de alta e ou transferência de cuidado para serviço hospitalar de retaguarda; Verificar se o paciente e a família têm compreensão sobre as informações que estão sendo passadas por todos os profissionais; e, verificar disponibilidade de ambulância para transferência do paciente.

Ficha Técnica: Time de Altas da Emergência: uma experiência inovadora na gestão do cuidado ao paciente na urgência

Valorização da Enfermagem

Liderança e função coordenadora da enfermagem na assistência à saúde

Maicon Daniel Chassot
Daiana Nunes Oliveira
Karine Lorenzen Molina
Maria Luiza Paz Machado
Morgana Pescador Camargo
Beatriz Schaan

Trata-se de um relato de experiência dos enfermeiros atuantes no “Time de Altas da Emergência”, utilizando ações do projeto Lean para redução da superlotação e melhoria da qualidade assistencial prestado à pacientes atendidos no Serviço de Emergência Geral do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), situado na capital Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul. O HCPA é uma instituição pública e universitária, integrante da rede de hospitais universitários do
Ministério da Educação (MEC) e vinculada academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Atuando desde 1971, é um dos principais esteios da assistência pública à saúde da população gaúcha, oferecendo atendimento de excelência e alta complexidade em amplo rol de especialidades.

Leia mais…