Em Sorocaba – SP, os gestores decidiram ampliar uma experiência de capacitação desenvolvida em uma UBS para as 32 unidades do município. De acordo com o relato da supervisora da Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba, Diéssika Falleiros, o treinamento em urgências e emergências para os sintomáticos respiratórios graves representou uma ressignificação da Atenção Básica. “O investimento na educação permanente para os profissionais da linha de frente no combate à Covid-19 era o que a gente precisava para fortalecer a APS”.
Mostrando às equipes que era possível realizar o atendimento de casos graves com os recursos que já existiam nas UBS, os gestores utilizaram os espaços disponíveis, com adaptações como o direcionamento de salas reservadas para o atendimento de urgências e emergências.
A experiência de Sorocaba/SP foi apresentada durante o debate virtual “O atendimento de Urgência e Emergência na Atenção Primária no contexto da Covid-19”, realizado na última quinta-feira (10/09) pelo Portal da Inovação na Gestão do SUS, como parte da iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia.