INTRODUÇÃO
O Projeto de Extensão Horta Orgânica de PANCs e Especiarias do Sistema de Alimentação de UFRJ – Hortas RU – busca, através da Agroecologia, a transmissão de conhecimentos acerca de temas relacionados ao ciclo do alimento (SIGPROJ, 2017). Assim, o projeto, desde 2018, seu ano de criação, amplia a horta onde produz plantas alimentícias convencionais e, principalmente, não convencionais (PANC). A partir dessa horta, o projeto promovia cursos e oficinas que associavam plantio, cultivo e utilização das plantas na alimentação, além de incluir compostagem como mais uma opção de fechar o ciclo, fazendo a destinação correta do resíduo.
OBJETIVO
O intuito desse trabalho é evidenciar as atitudes tomadas pelo projeto Hortas RU para a continuação do trabalho exercido para com a comunidade, mesmo que de forma remota, em virtude da pandemia causada pelo coronavírus (OPAS, 2020).
METODOLOGIA
Este trabalho é um relato de experiência de discentes, evidenciando as nossas mudanças de atuação enquanto extensionistas do projeto Hortas RU. A experiência começou desde o retorno das atividades do projeto em meio a pandemia e ainda se faz presente no nosso novo cotidiano. As atividades têm três frentes diferentes: promoção de cursos virtuais, aumento de uso das redes sociais e produção de livro com materiais de atividades já realizadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O projeto promoveu dois cursos virtuais em 2020: curso de compostagem e curso básico sobre PANC e Biodiversidade alimentar, ambos com 30 vagas. O primeiro dialogou sobre a importância do tratamento de resíduos orgânicos, técnicas de compostagem em diferentes ambientes e escalas e visitas virtuais a um pátio de compostagem, da empresa parceira Composta’e.
O segundo abordou sobre métodos de produção de alimentos atuais e a importância da diversificação da alimentação através das PANC e do uso integral dos alimentos, contando também com práticas integradas virtuais de culinária utilizando PANC e uso integral dos alimentos. Para além dos cursos virtuais, a atividade do projeto nas redes sociais, principalmente no Instagram, passou a ser regulada para ter uma maior constância de postagens e publicações. Como componente final da atuação do projeto de maneira remota e, nos utilizando de materiais já produzidos pelo projeto em cursos e oficinas anteriores, começamos a produção de um livro ilustrado de receitas com PANC.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização de cursos virtuais apresentou uma grande quantidade de pedidos de inscrição rapidamente. Embora a presença nos encontros não se mantenha tão alta quanto o número de inscritos, é notória uma participação expressiva dos alunos que se mantém presentes. A utilização maior do Instagram como meio de propagação de conhecimentos acadêmicos ainda não traz o feedback suficiente para avaliação de sua eficiência, contudo, traz um melhor alcance do que o possibilitado por nossas atividades presenciais, além de um público mais diverso geográfica, social e etariamente.
Referências
OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. 11 de Mar de 2020. Disponível em: . Acesso em: 26 de Nov de 2020.
SIGPROJ. Protocolo n: 285579.1554.152860.22112017 De 22 de Nov de 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de Nov de 2020.