APSREDES

Série temática da Revista The Lancet aborda a cobertura universal nos sistemas de Saúde

O primeiro de três artigos da série explora as evidências sobre a relação entre expansão na cobertura e resultados da saúde da população. O segundo artigo analisa as dimensões políticas e econômicas da transição para acobertura universal de saúde, e o terceiro examina nove países de baixa e média-baixa renda na África e na Ásia que implementaram reformas nacionais na saúde.

Margaret Chan, Directora-Geral da Organização Mundial de Saúde, afirmou que “cobertura universal de saúde é o conceito mais poderoso que a saúde pública tem para oferecer.” Neste número temático da revista The Lancet, que aborda a cobertura universal dos sistemas de saúde, chama a atenção para o progresso contínuo e defende um amplo papel do setor público na reforma dos sistemas de saúde.

O que fica claro nesta questão é que, embora a cobertura de saúde universal não seja uma garantia para o progresso, a atenção deve centrar-se em como aproveitar ao máximoa transição. E, num comentário, Judith Rodine David de Ferranti concluem: “o que vai surgir nas próximas décadas, nas reformas dos países, não é muito claro, mas, como sugerem e demostram os exemplos dos países citados nos artigos, estamos nos aproximando de um momento em que a transição para a cobertura universal de saúde será alcançada e as famílias não terão mais o risco de ter o custo de doenças arruinarem suas vidas.”

Acesse os artigos.

Universal Health Coverage
Themed issue, published Sept 7, 2012.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe