APSREDES

Série temática da Revista The Lancet aborda a cobertura universal nos sistemas de Saúde

O primeiro de três artigos da série explora as evidências sobre a relação entre expansão na cobertura e resultados da saúde da população. O segundo artigo analisa as dimensões políticas e econômicas da transição para acobertura universal de saúde, e o terceiro examina nove países de baixa e média-baixa renda na África e na Ásia que implementaram reformas nacionais na saúde.

Margaret Chan, Directora-Geral da Organização Mundial de Saúde, afirmou que “cobertura universal de saúde é o conceito mais poderoso que a saúde pública tem para oferecer.” Neste número temático da revista The Lancet, que aborda a cobertura universal dos sistemas de saúde, chama a atenção para o progresso contínuo e defende um amplo papel do setor público na reforma dos sistemas de saúde.

O que fica claro nesta questão é que, embora a cobertura de saúde universal não seja uma garantia para o progresso, a atenção deve centrar-se em como aproveitar ao máximoa transição. E, num comentário, Judith Rodine David de Ferranti concluem: “o que vai surgir nas próximas décadas, nas reformas dos países, não é muito claro, mas, como sugerem e demostram os exemplos dos países citados nos artigos, estamos nos aproximando de um momento em que a transição para a cobertura universal de saúde será alcançada e as famílias não terão mais o risco de ter o custo de doenças arruinarem suas vidas.”

Acesse os artigos.

Universal Health Coverage
Themed issue, published Sept 7, 2012.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram