APSREDES

Seminário reúne práticas da Enfermagem de todo país e ressalta o protagonismo da categoria no SUS

Após uma semana de apresentações de experiências, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/BRA) encerram, nesta sexta-feira (03/06), a 2a etapa de avaliação do Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal. Foram 39 práticas que participaram do seminário realizado durante toda a semana (30/05 a 3/06), divididas em eixos temáticos, e acompanhadas por membros da comissão avaliadora.

“Para a OPAS, é muito importante esse trabalho realizado em conjunto com o COFEN, por meio das atividades do Laboratório de Inovação, para destacar as práticas inovadoras da Enfermagem no SUS. Esse trabalho nos permite também dar continuidade aos mandados da OPAS/OMS, onde está o acesso universal à saúde. Por isso é sempre importante pensar no papel da Enfermagem como um ator aglutinador do sistema de saúde, que atua de forma integral e transversal, especialmente, com um presença mais forte na APS, a principal porta de entrada do SUS. Desta forma, há uma obrigação institucional de encontrar as melhores práticas, seja na promoção, prevenção, recuperação da saúde e de gestão”, contextualizou Tapia no encerramento do seminário.

A comissão avaliadora vai, a partir da próxima semana, definir as experiências finalistas da iniciativa que serão visitadas “in loco” no próximo semestre. Para isso, cada avaliador foi instruído a olhar as apresentações das experiências pelo caráter da inovação, da sustentabilidade, da replicabilidade, da institucionalidade e do protagonismo da Enfermagem. A saber:

  • Caráter inovador: experiências que apontem a introdução, desenvolvimento, adoção replicação ou adaptação de produtos, procedimentos, processos, práticas ou técnicas organizacionais ou de cuidado.
  • Sustentabilidade: demonstrar que a experiência foi incorporada pelos demais membros da equipe, que conta com a integração entre os atores envolvidos e que se adapta e se renova ao longo do tempo para seguirem acontecendo.
  • Replicabilidade: apresentar elementos conceituais, estratégicos ou metodológicos que possam ser utilizados por outros atores, em outros cenários, com adaptações ou ajustes.
  • Institucionalidade: demonstrar articulação entre diferentes parceiros da gestão, trabalho, formação ou controle social. Não se baseia em experiências garantidas ou definidas por leis, portarias, mas em ações que tenham adesão de outros atores, transformando e instituindo novas práticas.
  • Protagonismo da Enfermagem na experiência.

As práticas aprovadas nesta 2a etapa serão classificadas como finalistas do Laboratório de Inovação. Ao todo, o LIS Enfermagem recebeu 150 relatos e 39 foram classificadas para a 2a etapa. O objetivo da iniciativa é reunir conhecimentos inovadores sobre a prática da Enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para subsidiar e formular políticas públicas sustentáveis, contribuindo para a qualificação da categoria profissional. A premiação das experiências inovadoras está prevista para ocorrer em novembro.

Mais informações das experiências, como as apresentações realizadas neste seminário e o vídeo do evento, estão disponíveis no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org/enfermagem2 ).

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe