APSREDES

Seminário internacional no Chile discute o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS)

Brasil participa do primeiro Encontro Internacional sobre Atenção Primária realizado no Chile nos dias 06 e 07 de dezembro de 2011. Participaram também representantes da Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Reino Unido, Bélgica, Espanha e Argentina, com o objetivo de compartilhar experiências sobre os desafios para o desenvolvimento da APS, em especial na abordagem das doenças crônicas, na satisfação do usuário e a capacidade resolutiva da APS.

 

O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde do Chile, Associação de Municípios Chilenos e OPS/OMS. Do Brasil estiveram presentes pelo Ministério da Saúde o Secretário da SAS e o diretor-adjunto do DAB, além de representantes da OPAS/OMS no Brasil.

 

Evidências demonstram que os sistemas de saúde que possuem uma Atenção Básica estruturada e fortalecida alcançam melhores resultados no conjunto das ações de saúde à população. Esse é o caso dos países que participaram do seminário “Fortalecer a Atenção Primária em Saúde (APS) para Melhorar a Saúde – Desafios e Experiências”. Eles têm culturas e desenvolvimentos econômicos diferentes; mas, em comum, o fortalecimento da Rede de Atenção Básica, para a qual a proposta é torná-la a principal estratégia e porta de entrada dos sistemas de saúde.

 

Fonte: http://new.paho.org/chi/

 

Acesse o programa do evento e as apresentações

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe