APSREDES

Seminário internacional discute Nova Política de Atenção Especializada para o SUS

Para debater a construção da Nova Política de Atenção Especializada, a formação de profissionais dessa área – em especial em regiões de difícil acesso, áreas vulnerabilizadas e em vazios assistenciais –, além da melhoria das estratégias de saúde digital e inovação, o Ministério da Saúde promove, nesta segunda (26) e terça-feira (27) o Seminário Internacional de Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília.

Presente na abertura dos trabalhos na manhã desta segunda-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que as conclusões do seminário terão grande importância para o atendimento especializado no SUS, uma vez que o evento reúne pessoas com muita experiência na gestão de projetos de saúde pública e muito estudo sobre o SUS. “Estamos representando um projeto de futuro que precisa se reconstruir. Nós passamos por uma catástrofe política e isso precisa ser dito e compreendido para que nós possamos seguir em frente. Por isso, o lema desse terceiro mandato do presidente Lula é ‘União e Reconstrução’, então é fundamental reconstruirmos os programas importantes para a sociedade”, declarou.

Para o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, o seminário se insere em uma agenda e debates que têm sido realizados desde janeiro deste ano. “Com base nessas conversas, pudemos avançar em diversos pontos que foram elencados durante a transição de governo, e foi quando o tema da Atenção Especializada entrou como prioridade. E não tem como falar de Atenção Especializada sem inverter o mapa brasileiro da desigualdade de alocação de serviços, de médicos e de profissionais de saúde”, afirmou.

Também presente à abertura do encontro, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, parabenizou o evento por abordar a questão da participação social: “Nunca se discutiu em simpósio ou em reuniões de Atenção Especializada a temática da participação social. Isso que está ocorrendo aqui hoje precisa ser celebrado como mais uma ação inédita que estamos realizando com este governo. Isso é uma grande demonstração de teoria e prática sendo feitas”.

As discussões previstas tratarão, ainda, do fortalecimento da governança federativa no SUS, da revisão de modelos de financiamento, de iniciativas de modelos de gestão, do fortalecimento de parcerias e do intercâmbio internacional para realização de atividades, além dos estudos que fortaleçam a gestão de sistemas universais de saúde e de novos mecanismos para a regulação de acesso e fluxo na Atenção Especializada à Saúde.

 

Janary Damacena
Ministério da Saúde

Saúde e Vigilância Sanitári

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe