APSREDES

Seminário FESP Renovadas – Como a reforma da saúde impacta as barreiras de acesso?

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) realizará o  terceiro seminário virtual sobre as funções essenciais de saúde pública (FESP) renovadas para a Região das Américas. O tema abordará as barreiras de acesso, o impacto da pandemia no acesso aos serviços de saúde e as iniciativas políticas para construção de sistemas de saúde resilientes baseados na Atenção Primária à Saúde (APS). O evento ocorrerá no dia 11 de outubro, às 11 horas de Brasília.

Participam gestores dos ministérios e secretarias de saúde dos países das Américas, autoridades sanitárias de diferentes níveis de atuação, além de profissionais de saúde interessados no tema. Na programação está prevista apresentação de países, como por exemplo, a Colômbia que vai expor o Estudo de Barreiras de Acesso e o impacto da pandemia em acesso aos serviços de saúde.

A reunião virtual terá tradução para inglês, espanhol e português. Para participar é necessário inscrição antecipada no link abaixo:

https://bit.ly/W3barreras

 

FESP Renovadas

 

No início de 2022, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apresentou o marco conceitual das funções essenciais de saúde pública (FESP) renovadas para a Região das Américas, com o qual se pretende dar maior clareza conceitual e operacionalidade ao novo campo de atuação da saúde pública e preencher uma lacuna nas propostas conceituais sobre o fortalecimento dos sistemas de saúde.

O marco proposto apresenta um novo paradigma para a saúde pública, baseado em quatro pilares orientados para a ação: a necessidade de incorporar a abordagem dos direitos humanos às políticas públicas de saúde; a necessidade de a saúde pública ampliar seu enfoque para ter uma abordagem mais ampla dos determinantes sociais da saúde; o papel da saúde pública para garantir de forma integral e integrada o acesso a intervenções de base populacional e atenção individual de qualidade; e a necessidade de as autoridades de saúde atuarem em colaboração com outros setores e com a sociedade civil no desempenho das funções de saúde pública.

São propostas e descritas 11 FESP apropriadas para a Região das Américas, contextualizadas como um conjunto de capacidades que fazem parte de um ciclo integrado de políticas em quatro etapas: avaliação, formulação de políticas, alocação de recursos e acesso. Esse modelo orienta o desenvolvimento de políticas integradas de saúde públicas por meio da colaboração intersetorial nas quatro etapas do ciclo. A proposta culmina em uma série de recomendações para a aplicação da abordagem integrada das FESP. Essas recomendações destacam a necessidade de vincular as FESP a exercícios nacionais de avaliação e melhoria contínua de capacidades.

 

Saiba mais – https://iris.paho.org/handle/10665.2/55678

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe