APSREDES

Seminário Anual da Rede de Pesquisa em APS

Está disponível no Portal da Rede de Pesquisa em APS, o relatório sobre as atividades do seminário anual da instituição, realizado nos dias 3 e 4 de abril, na sede da Opas, em Brasília. A rede de pesquisa em Atenção Primária à saúde tem o objetivo de proporcionar a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores e promover a melhoria da utilização dos resultados visando à qualificação da gestão da APS.

 

A abertura do encontro foi realizada pelo diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, que destacou os nós críticos do setor, os temas com carência em pesquisas, o financiamento da Atenção Básica, entre outros pontos da Política Nacional da Atenção Básica.

 

A importância das pesquisas estarem entrosadas com as prioridades da gestão foi ressaltado pelo diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Jailson Correia. “Isso permite que os resultados da pesquisa sejam mais aproveitados pelos gestores”, defendeu Correia. Os principais temas abordados pelas pesquisas atuais foram apresentados pelo presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), Luiz Facchini. Cerca de 100 pesquisadores, gestores, profissionais participaram do seminário.

 

A Rede de pesquisas em APS é financiada pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica e desenvolvida pela Abrasco. Tem como apoiadores a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Sbmfc) e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben).

 

Acesso o relatório – http://www.rededepesquisaaps.org.br

Vanessa Borges

Agência de notícias do Portal da Inovação na Gestão do SUS – Redes e APS

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe