APSREDES

Secretaria de Saúde de Minas Gerais promove 11ª. edição da medalha do mérito da saúde.

A Ordem do Mérito da Saúde é uma condecoração que distingue pessoal técnico-administrativo, entidades, pessoas jurídicas que tenham se destacado por serviços prestados à Saúde Pública. Dentre os homenageados com o Mérito da Saúde – 2011 estavam o coordenador da Unidade Técnica de Serviços de Saúde da OPAS no Brasil, Renato Tasca, na categoria Personalidade Internacional Parceira do SUS e Jurandi Frutuoso, Secretário-Executivo do Conass como Personalidade Nacional.

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou nesta terça-feira (13) a medalha do Mérito da Saúde para 22 personalidades que se destacaram, no decorrer do ano, em trabalhos em prol da saúde pública. “A consolidação do SUS se deve não apenas ao esforço governamental.

 

Ao longo de sua existência muitos pares se comprometeram na aplicação desta ideia, que exige não só enfrentar desafios e superar obstáculos, mas também celebrar conquistas significativas para a população brasileira. O constante aperfeiçoamento do SUS se deve a uma extensa rede de colaboração da qual participaram essas pessoas que hoje recebem o nosso reconhecimento”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques.

 

Uma das personalidades homenageadas com a medalha foi o médico e atual coordenador da Unidade Técnica de Serviços de Saúde Opas no Brasil, Renato Tasca.  Desde a década de 80, o médico tem se destacado pelo entusiasmo com que trabalha para a consolidação do SUS, merecendo a indicação como Personalidade Internacional Parceira do SUS. Cada um “que trabalha comprometido com a saúde pública sonha viver um momento como esse. Eu assumo, mais uma vez, o compromisso de trabalhar por um SUS cada dia melhor e espero poder retribuir essa homenagem com meu trabalho. Nós também precisamos valorizar o que há de bom no sistema de saúde brasileiro”, opina o médico.

 

Instituída há 11 anos pelo então governador de Minas Gerais, Itamar Franco, a condecoração busca contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público de Minas Gerais (CAO-Saúde), promotor de justiça Gilmar Mendes, orador da cerimônia, “a parceria com a Saúde tem sido uma oportunidade de repensar o direito na construção de uma nova sociedade. E eu tenho certeza que as premissas do SUS se tornarão um exemplo a ser seguido pelas demais áreas sociais”.

 

Mais informações – http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

 

Vanessa Borges com informações da Agência Saúde SES-MG

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe