APSREDES

Saúde Suplementar inicia atividades da 2a edição do Laboratório de Inovação

Na próxima sexta-feira, dia 9/5, a ANS e a OPAS irão apresentar os resultados da primeira fase do Laboratório de Inovação em ações de promoção e prevenção na saúde suplementar. O encontro que acontecerá no auditório da sede da ANS, no Rio de Janeiro, também fará o lançamento da segunda fase do Laboratório, que irá focar na identificação, sistematização e divulgação de experiências na saúde suplementar, que sejam inovadoras, recentes e concretas, realizadas no Brasil, no sentido de produzir evidências de conhecimentos atualizados sobre soluções, instrumentos e práticas bem sucedidas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças.

Será entregue aos participantes a primeira publicação do Laboratório intitulada Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar Brasileira, que apresenta, entre outros pontos, o perfil dos 188 programas aprovados e acompanhados pela ANS e algumas práticas inovadoras implementadas para melhorar o cuidado em saúde dos beneficiários de planos de saúde. Para a gerente da Gerência de Monitoramento Assistencial da ANS, Kátia Audi, “a análise do perfil dos programas auxiliará a ANS na indução da reorientação dos modelos assistenciais vigentes, no estímulo a integração das ações da atenção primária com a atenção de maior complexidade e no apontamento de prioridades para a melhoria da qualidade de vida dos usuários de planos privados de saúde”.

Na 2a. Etapa do Laboratório será dada ênfase nas experiências selecionadas na primeira fase como inovadoras, além de buscar qualificar a ações dos programas e como identificar iniciativas que permitam maior escala, atingindo uma proporção considerável dos grupos-alvo. As atividades do Laboratório de Inovação se baseiam na identificação de um determinado problema, buscam intervenções inovadoras que permitam um grau aceitável de adoção pelo sistema de saúde e que possam trazer repercussões positivas para a comunidade. 

“Outra atividade do Laboratório será integração entre as áreas assistencial e ocupacional, favorecendo a troca de conhecimento entre empresas e o setor privado da saúde”, explica Alberto Ogata, o coordenador do Laboratório de Inovação. Os temas saúde mental e programas de tabagismo também serão abordados pela iniciativa.

Ciclo de Debates

Pela manhã, haverá a apresentação pelo SESI do Programa Nacional de Saúde do Trabalhador (Pronasat), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, que visa o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis considerando a abordagem no ambiente de trabalho.  A tarde será realizado o ciclo de debates com os representantes do programa de medicina ocupacional da empresa Odebrecht, da operadora de autogestão Cemig Saúde e da cooperativa Unimed.

 

         Também será apresentado o novo Espaço Você Saudável, um espaço virtual no site na ANS que visa incentivar por meio da informação a mudança de hábitos para melhoria na qualidade de vida do cidadão (www.ans.gov.br/espacovocesaudavel).

 

Veja a programação:

 

Programação

Local: Auditório de 2º andar IHGB

 

8h30 – Recepção / Café de Boas Vindas

9h00 – Abertura (ANS/OPAS/SESI).  Apresentação do livro – Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar e do portal Você Saudável

 

9h30 – Trajetória da PROMOPREV na Saúde Suplementar –  Gerente de Monitoramento Assistencial da ANS Katia Audi

10h00 – Apresentação do laboratório de inovações – Dr. Alberto Ogata

10h30 – Intervalo

11h00 – PRONASAT – Envolvendo o trabalhador no enfrentamento das DCNT – SESI – Georgia Antony

 

12h00 – Almoço

13h30 – Mesa – Os Desafios para o desenvolvimento de programas de promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças no Ambiente de Trabalho. Moderação – Dr. Alberto Ogata

 

·      CEMIG SAUDE

 

·      ODEBRECHT

 

·      CENTRAL NACIONAL UNIMED

 

15h30 – Intervalo

 

15h45 – Intervenção do Dr. Saudável

 

16h15 – Debate

 

17h00 – Encerramento

 

 

 

Por Vanessa Borges, para o Portal da Inovação em Saúde

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe