As rodas de conversas virtuais foram a alternativa encontrada pelos conselheiros de saúde de Florianópolis/SC para manter os encontros durante os períodos de distanciamento social, em que as reuniões presenciais ficaram suspensas. No ano de 2020, foram realizadas 21 rodas de conversas online, com a frequência de uma vez por semana. Em cada encontro, durante duas horas, um convidado apresentava um tema e os participantes podiam debater sobre o assunto. A ação estava voltada aos membros dos Conselhos Distritais e Locais de Saúde.
“As rodas de conversas se transformaram em um novo canal para a abordagem de temas que importam aos conselheiros, como prevenção, políticas de enfrentamento à Covid-19, parceria com outros conselhos de direitos, formação e educação em saúde e dificuldades encontradas pelos usuários”, explicou a autora do projeto, Gerusa Machado.
Os temas eram escolhidos ao final do encontro, levando em conta a conjuntura e as necessidades dos conselheiros. As apresentações eram compartilhadas por e-mail entre os participantes, que também recebiam links de leituras e pesquisas referentes aos temas abordados.
Com uma linguagem mais informal que as reuniões das plenárias e comissões, as rodas de conversas se consolidaram como momentos de formação, compartilhamento de experiências e compromisso de envolvimento na defesa e fortalecimento do SUS.
“A experiência das Rodas de Conversa foi inovadora, pois um espaço novo, virtual, é mais atrativo. Sem o formato da Plenária e das comissões, o espaço passa a ser mais acolhedor, pois o conselheiro(a) realiza os questionamentos direto ao palestrante e compartilha experiências com demais pessoas que participam da roda de conversa. As dúvidas são esclarecidas e a frequência da participação revela o interesse dos conselheiros nas rodas de conversas. Em 2021, continuaremos com o projeto”, finaliza a autora.