APSREDES

Roda de conversa na pandemia de Covid-19: uma articulação entre universidades e conselho de saúde em Santa Catarina/RS

capa-206-10

A articulação entre conselho local de saúde da Unidade Costa e Silva de Joinville/SC e as universidades Unisul e Unisociesc, de Santa Catarina, promove Rodas de Conversa online, via plataforma Zoom, para divulgar informação científica sobre a Covid-19, por meio de linguagem mais acessível. Os diálogos abordam sobre a importância do controle social do SUS, divulgação de medidas educativas e preventivas baseadas na ciência, o papel do conselheiro e a inserção do acadêmico nessa realidade de melhoria das ações e serviços. As dinâmicas contam com a participação de uma representante do conselho e acadêmicos de diferentes áreas da saúde (odontologia, farmácia, enfermagem e fisioterapia), visando formar multiplicadores nas comunidades e combater as fake news. As rodas acontecem de acordo com a necessidade das universidades e totalizam 98 participantes (sendo 50 alunos da Unisul e 48 da Unisociesc, entre 2020 e 2021).

“Mesmo com toda informação divulgada pela mídia e redes sociais sobre a Covid-19, os alunos apresentaram dúvidas sobre o assunto e se mostraram interessados em repassar essas orientações para seus familiares e comunidade. Desta forma, foi possível também abordar a importância do controle social e a inserção de projetos focados na prevenção de doenças e na promoção de saúde para melhorias na realidade de uma população. A presença de uma representante do conselho no meio universitário foi uma oportunidade essencial para que os acadêmicos pudessem visualizar os assuntos tratados de maneiras diferentes, absorvendo informações e construindo novos conhecimentos”, explicou Cléia Giosole, presidente do conselho local de saúde da UBS Costa e Silva em Joinville/SC.

As rodas de conversa já existiam antes da pandemia para falar sobre o SUS e controle social. Com a Covid-19, o Conselho de Saúde viu a necessidade de fortalecer a participação e controle social por meio das universidades. O projeto iniciou com visitas dos conselhos de saúde nas instituições de ensino no bairro. “O objetivo é a população integrar o seu papel verdadeiro, pois as pessoas pouco sabem o que é o SUS de fato e o que ele oferta. Sendo assim, decidimos fazer este projeto da roda de conversa entre conselho local de saúde e universidades”, contou Cléia Giosole.

Por meio do projeto, é possível passar informações verdadeiras para os universitários, os centros acadêmicos de graduação se inserem na saúde e compartilham o conhecimento sobre saúde pública com a família e sociedade, ou seja, a comunidade também passa a entender o processo da participação e do controle social, a informação e educação em saúde se expande e as fake news são combatidas. “O usuário do SUS passa a entender a gratuidade que se dá pelo pagamento de impostos, para que eles entendam a necessidade de verificar, de saber o quê e como cobrar do sistema e dos serviços de saúde, assim como fiscalizar os recursos advindos”, pontua Giosole.

“O diálogo entre a academia e o conselho de saúde constitui uma oportunidade em busca do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias aos alunos, enquanto agentes de transformação social e futuros profissionais de saúde”, considera Cléia Giosole.

Sobre o retorno dos alunos, Cléia pontua: “Para que os acadêmicos tenham o entendimento necessário para serem da área da saúde, eles precisam ter um olhar humanizado para com o usuário, saber como ele gostaria de ser tratado. Os acadêmicos falaram como as rodas foram importantes, pois não sabiam a importância da participação social seja nos conselhos e em espaços de debate sobre saúde pública… Essa troca de energia e empatia, eles quererem saber e eu poder passar para eles a importância de um atendimento humanizado, de passarem uma informação completa para quem eles atendem através dos estágios, para os vizinhos e parentes também. Fico emocionada e certa do caminho de falar sobre a importância do controle social na pandemia”.

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram