Revista científica publica Relatório do Fórum de Regulação da Prática de Enfermagem na Região das Américas

Na Região das Américas existem aproximadamente 7 milhões de profissionais de enfermagem, que representam mais de 56% dos recursos humanos para a saúde. A regulação da prática profissional promove e protege a integridade profissional, garantindo profissionais competentes e bem qualificados.

O Fórum de Regulação da Prática de Enfermagem na Região das
Américas, realizado no início deste ano, objetivou apresentar marcos regulatórios da prática profissional em saúde, particularmente em enfermagem; discutir ações estratégicas para fortalecer os sistemas regulatórios profissionais , apoiar o fortalecimento da capacidade de órgãos reguladores; analisar requisitos de licenciamento e renovação de licença; e compartilhar experiências de sucesso na regulamentação da enfermagem.

O Fórum contou com a participação presencial de 83 pessoas, com representantes de 17 países da América Latina e Caribe. A plataforma COFENplay registrou a participação de 6.906 espectadores. A partir das discussões no evento, foram propostas as seguintes recomendações: promover discussão nacional com atores chave, incluindo os Ministérios da Saúde, da Educação e do Trabalho e Emprego, para aprofundar a regulação nos países; recomendar a articulação intersetorial com o tema da regulação de Recursos Humanos em Saúde; gerar um banco comum para identificar informação sobre regulação; e ampliar a pesquisa no tema e a capacidade de gerar e analisar dados.

Confira a publicação na revista científica Enfermagem em Foco

 

Segue links:
https://enfermfoco.org/article/relatorio-final-do-forum-de-regulacao-da-pratica-de-enfermagem-na-regiao-das-americas-15-e-16-de-marco-de-2023/

https://enfermfoco.org/article/a-regulacao-dos-profissionais-da-enfermagem/

 

Fonte: enfermfoco.org

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe