APSREDES

Revista científica BJM publica artigo sobre o protocolo de estudo de coorte utilizado pela Rede Colaborativa Brasil de Pesquisa Clínica Covid-19, estudo promovido pela OPAS Brasil e OMS

Foi publicado na revista científica British Medical Journal (BMJ), o artigo sobre “Protocolo de Estudo de Coorte da Rede Brasileira de Pesquisa Colaborativa em COVID-19: fortalecendo os dados globais da OMS/Cohort study protocol of the Brazilian collaborative research network on COVID-19: strengthening WHO global data”, utilizado para a caracterização das internações hospitalares por Covid-19 no Brasil. A Rede Brasileira de Pesquisa Colaborativa Brasil é coordenada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil que reúne mais de 80 estabelecimentos de saúde.

O artigo publicado, nesta semana (02/11), apresenta o protocolo e as estratégias utilizadas pela Rede Brasileira para a alimentação da Plataforma Global de Dados Clínicos da Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da coleta sistematizada de dados clínicos anonimizados de pacientes internados pela Covid-19 no Brasil, entre 2020 a 2022. O protocolo conta com um fluxograma para alimentar a plataforma global, especificando as variáveis de interesse, padronização e análise de extração de dados.

A pesquisa global desenvolvida pela OMS é um estudo observacional e as informações geradas pela Plataforma permitem o desenvolvimento de mapas da evolução da infecção por SARS CoV-2, e possibilitam o desenvolvimento de políticas públicas para enfrentar pandemias. A pesquisa gera dados que abrangem diferentes momentos da pandemia de Covid-19, antes da vacinação SARS-COV e após as vacinas.

Protocolo de Pesquisa
O artigo brasileiro ressalta que “a extração de dados clínicos anonimizados utilizou técnicas inovadoras na área de tecnologia, promovendo qualidade e mitigando a falta de informações relevantes, caminhando para a coleta de dados em campos não estruturados, como evolução clínica que são os textos com mais dados de saúde detalhados nos prontuários médicos”. Para os pesquisadores, a pesquisa em andamento promove a produção de conhecimento científico entre hospitais e demonstra a viabilidade de iniciativas conjuntas para o surgimento de estratégias de análise de “Big Data”.

“Este projeto descreve a colaboração de vários hospitais brasileiros para construir um banco de dados conjunto, com atenção especial aos protocolos que visam reduzir a heterogeneidade entre diferentes plataformas e garantindo a qualidade dos dados clínicos de pesquisa”, garantem os pesquisadores. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), em janeiro de 2021, e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em fevereiro de 2021.

Leia o artigo aqui: https://bmjopen.bmj.com/content/12/11/e062169

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe