APSREDES

Reunião entre OMS e Ministério da Saúde discute a cobertura universal dos sistemas de saúde e fortalecimento da APS

Entre os dias 2 e 3 de fevereiro de 2012 a Diretora Assistente de Sistemas e Serviços de Saúde da OMS Carissa F. Etienne e sua equipe  reuniu-se com equipe do Ministério da Saúde para uma agenda de cooperação internacional com o Brasil. As discussões do primeiro dia abordaram as estratégias e temas prioritários na Atenção à Saúde do SUS.

 

Na primeira mesa de discussão sob o tema – O Sistema de Saúde com cobertura universal, o Secretário da SAS Helvécio Magalhães e sua equipe técnica apresentou as características do sistema de saúde brasileiro e as prioridades na área de atenção à saúde. Destacou as Redes de Atençãocomo a forma mais racional de integrar diferentes serviços e pontos de atenção e atuar em sinergia e cooperação e não de forma competitiva.

 

Em relação ao aspecto epidemiológico citou as doenças crônicas como responsável por 72% das mortes no Brasil somado às causas externa e que será uma das redes temáticas apoiadas pelo Ministério da Saúde. O Secretário da SAS citou que é uma janela de oportunidade para o desenvolvimento da APS e que o SUS vai investir esforços nisso.

 

A Diretora Assistente da OMS Carissa Etienne afirmou que o Brasil tem muito a contribuir e cooperar com outros países no tema da universalização e desenvolvimento da APS

 

Acesse a apresentação

SISTEMA DE SAÚDE COM COBERTURA UNIVERSAL SUS a experiência brasileira do Secretário da SAS Helvécio Magalhães

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram