APSREDES

Reta final para a inscrição no Laboratório de Inovações em Educação na Saúde – prazo vence dia 21 de novembro

Estão abertas, até o dia 21 de novembro, as inscrições que selecionará experiências para o Laboratório de Inovações em Educação na Saúde. A iniciativa busca conhecer no território experiências inovadoras de formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, que apresentam contribuições para a melhoria do processo de trabalho em saúde no SUS, promovendo a qualificação do atendimento às necessidades de saúde da população.

A parceria do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) oportuniza, por meio do Laboratório, a troca de conhecimento sobre práticas em Educação Permanente em Saúde. Reconhecer e valorizar as experiências de Educação Permanente que vem ocorrendo no país é de grande importância para a condução da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. E o Laboratório de Inovação em Educação na Saúde vem com essa proposta. Esperamos que todos os profissionais e trabalhadores do SUS possam mostrar suas experiências, para que o Brasil conheça o que está sendo produzido de mais inovador nessa área”, destaca a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Claudia Brandão.

As instituições interessadas em participar do Laboratório de Inovação podem inscrever sua experiência por meio do formulário eletrônico disponível no Edital (LINK). As práticas deverão estar em andamento ou concluídas, com a apresentação dos indicadores que apontem o resultado, parcial ou final, na melhoria do processo de trabalho em saúde. “Aguardamos experiências inovadoras, com resultados claros, que contribuam para a construção de uma política de Educação em Saúde sensível às necessidades de saúde da população”, espera a coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS, Monica Padilla.

O edital do Laboratório de Inovação prevê três eixos temáticos para a inscrição de experiências:

Integração ensino-serviço-comunidade: práticas que demonstrem a relação entre as instituições de ensino (docentes e estudantes), serviços de saúde (gestores, profissionais e trabalhadores) e comunidade (usuários e cidadãos) como um espaço de aprendizado nas experiências de formação;

Educação e Práticas Interprofissionais: eixo que contempla experiências voltadas para o trabalho em equipe integrado e colaborativo entre estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde, com foco na melhoria da resposta dos serviços às necessidades e às qualidades da atenção à saúde; e

Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde: apresentação de práticas que formulem, implementem e avaliem a Políticas de Educação Permanente em Saúde nas áreas técnica, financeira e administrativa e o desempenho nos diferentes níveis, estadual e municipal.

As experiências serão analisadas por uma Comissão de Avaliação, integrada por representantes da OPAS, do Ministério da Saúde e convidados. Ao final, os selecionados receberão um certificado de reconhecimento e as experiências serão publicadas na Série Técnica Navegador SUS e divulgadas pelos veículos de comunicação do Governo Federal, do Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org) e parceiros.

Edital – Edital – Laboratório de Inovações Educação na Saúde (DEGES – OPAS) VERSAO FINAL

As inscrições

A inscrição de experiências ocorre até o dia 21 de novembro por meio do formulário eletrônico disponível no seguinte link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34312

Mais informações

E-mail: cgaes.deges@saude.gov.br

Telefone: (61) 3315-3631, (61)3315-3429; (61) 3315-3090

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe