APSREDES

Resultado final: OPAS/OMS e parceiros confirmam a seleção de 59 experiências para compor o Laboratório de Inovação em EAN

 As iniciativas escolhidas receberão certificado e serão divulgadas em publicação eletrônica da Opas/OMS, Opsan/UnB e Ministério da Saúde. Experiências que se destacaram serão apresentadas em atividade online de celebração, nesta quarta-feira (30)

 

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (Opsan/UnB) e a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) anunciam nesta segunda-feira, 28 de novembro, o resultado final da avaliação de iniciativas inspiradoras que irão compor o Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional (LIS-EAN).

Após análise de nove pedidos de revisão do resultado preliminar (os resposáveis receberão no e-mail de cadastro o detalhamento da análise de reconsideração), a comissão organizadora finalizou as etapas de avaliação e 59 iniciativas estão habilitadas para integrar o LIS-EAN. São 10 iniciativas do eixo saúde, 36 do eixo educação, 3 do eixo assistência social e 10 experiências que têm origem em outros campos de práticas.

A consultora nacional da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas não Transmissíveis e Saúde Mental da Opas/OMS, Luisete Bandeira, conta que o principal resultado do LIS-EAN é a oportunidade de olhar para as práticas atuais e refletir sobre os caminhos necessários para fortalecer a educação alimentar e nutricional nos diferentes setores e cenários. “Iniciamos a sistematização de um livro eletrônico com as experiências do Laboratório, um processo muito potente que pode contribuir para o reposicionamento da agenda de EAN no Brasil. Em breve, a publicação eletrônica estará disponível no repositório da Opas/OMS”, explica.

O LIS-EAN tem como objetivo identificar, selecionar e compartilhar vivências em EAN à luz do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, que completa 10 anos este mês.

Celebração – Nesta quarta-feira, 30 de novembro, às 10h, Opas/OMS, Opsan/UnB e CGAN/MS realizam evento de celebração com o tema “10 anos do Marco de EAN: refletindo sobre o futuro da Educação Alimentar e Nutricional no Brasil”. Entre as atividades previstas está a apresentação de quatro experiências inspiradoras, uma em cada eixo do edital.

A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada pelo canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS no Youtube.

Confira o Resultado Final.

 

Fonte: Assessoria de comunicação para o LIS-EAN

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe