Resultado final da 2ª etapa do Laboratório de Inovação em Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens evidencia práticas inovadoras na APS

Foram homologadas 85 experiências de todo o país. As três mais bem pontuadas de cada núcleo estarão representadas no evento de encerramento em Brasília

O Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgaram o resultado final da 2ª etapa de avaliação do Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) das Crianças, Adolescentes e Jovens na Atenção Primária à Saúde (APS).

Nesta fase, foram mantidas as 85 experiências classificadas no resultado preliminar, sendo 48 no Núcleo 1 – Saúde das Crianças na APS e 37 no Núcleo 2 – Saúde de Adolescentes e Jovens na APS.

A etapa teve caráter classificatório e eliminatório, com avaliação detalhada de cada experiência segundo os critérios definidos no edital: adequação aos objetivos e eixos temáticos, consistência da descrição das etapas de desenvolvimento e dos resultados alcançados, pertinência e originalidade das estratégias implementadas e relevância para a Atenção Primária à Saúde. Também foram observados o potencial de inspiração, adaptação e replicabilidade das práticas e o alinhamento às políticas públicas voltadas à saúde das crianças, adolescentes e jovens.

As análises foram conduzidas por duplas de especialistas indicados pelo Ministério da Saúde e pela OPAS/OMS, seguindo a metodologia descrita no edital e assegurando imparcialidade, transparência e equidade no processo de pontuação.

As três experiências com as maiores pontuações em cada núcleo temático estarão representadas no evento presencial de encerramento do LIS, que será realizado em 26 de novembro, em Brasília (DF). O evento reunirá representantes de equipes técnicas do Ministério da Saúde, gestores e trabalhadores dos SUS de estados e capitais das áreas de saúde das crianças, adolescentes e jovens e parceiros institucionais, consolidando o intercâmbio de aprendizados e a disseminação das práticas mais inspiradoras da Atenção Primária à Saúde.

Um Laboratório para reconhecer e compartilhar boas práticas na APS

Lançado em 27 de agosto de 2025, durante a celebração dos 10 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), o Laboratório tem como propósito identificar, sistematizar e divulgar práticas inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde voltadas à infância, adolescência e juventude.

As experiências selecionadas na 2ª etapa serão contempladas em um e-book, que reunirá as práticas destacadas no âmbito do LIS e seus aprendizados para o fortalecimento da APS

A iniciativa reafirma o compromisso da OPAS/OMS e do Ministério da Saúde com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e com a valorização das experiências inovadoras que promovem o cuidado integral, equitativo e intersetorial de crianças, adolescentes e jovens em todo o país.

Acesse o resultado final da 2ª etapa do LIS – PDF

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe