APSREDES

Representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) reuniram-se com Socorro Gross e Roberto Tapia, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS)

Formação para o Controle Social – Representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) reuniram-se com Socorro Gross e Roberto Tapia, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), nesta quinta (30), na sede da organização em Brasília/DF. O encontro teve o objetivo de dar encaminhamentos a uma série de projetos da entidade com a Opas, em especial o lançamento de publicações e de curso de formação para conselheiros de saúde.

O grupo discutiu parcerias como a formação para o Controle Social que chega em 2023 em sua em sua terceira edição, passando a se chamar Participa Mais. O projeto que existe desde 2016 agora terá quatro linhas de ações, com oficinas e apoio às comissões de educação permanente dos estados. Também foi destaque o resultado do Laboratório Latino-americano de participação Social na saúde, iniciativa promovida pela Opas que recebeu mais de 140 experiências de 15 países diferentes.

Socorro Gross destacou na ocasião que a saúde se constrói com a sociedade. “Para nós o CNS é uma instituição que tem construído um processo que parte da base e chega ao centro da política de saúde. O Brasil está com processos muito avançados em nossa região, daquilo que acreditamos de como deve ser a participação social na saúde. É uma luta constante, trazendo mais vozes para a tomada de decisões”, afirmou a representante da OPAS.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, reafirmou o compromisso com a OPAS e a necessidade de alinhamento de projetos, além de pontuar a parceria com o consultor Roberto Tapia. “São novos ciclos que iniciam. As instituições são feitas pelas pessoas, que deixam sua marca pelo trabalho realizado”

Tapia, que deixa os trabalhos a frente da Opas no Brasil, destacou o aprendizado no país. “Não há governança da Saúde como aqui no Brasil. A participação social deve ser uma função essencial da saúde pública.”

#ControleSocial #SUS #Opas

Galeria de Imagens

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe