APSREDES

Reportagem especial do TCU apresenta o SUS e o guia de governança e de gestão em saúde

O programa EuFiscalizo produzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) abordou a complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), a forma de governança e de gestão em saúde e duas experiências exitosas desenvolvidas no Ceará.

Para o TCU, muitos dos problemas do setor saúde estão atrelados à forma de governança e de gestão do SUS. Um levantamento nacional realizado pelo Tribunal, em 2015 e 2016, por meio de um questionário autoavaliativo, apontou um estágio tímido de governança e de gestão nas instituições de saúde. Participaram do levantamento 4.048 conselhos municipais de saúde (73%), todos os conselhos estaduais de saúde e do Distrito Federal e 4.356 (78%) das secretarias municipais de saúde. Para subsidiar gestores e conselheiros de saúde neste tema, o TCU elaborou o Guia de Governança e de Gestão em Saúde, documento apresentado na reportagem especial.

Além disso, o programa também apresenta como os gestores têm atuado para melhorar os serviços ofertados pelo SUS. O documentário destaca duas iniciativas bem-sucedidas de saúde pública no estado do Ceará.

O programa EuFiscalizo está disponível no canal do TCU no YouTube e é transmitido aos finais de semana pela teve Senado e pela teve Câmara.

Acesso o Guia de Governança e de Gestão em Saúde

Veja o documentário

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe