APSREDES

Recorde de inscrição no Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade

04/09/2013 –  Foram inscritas 139 experiências no Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade nas Redes Atenção à Saúde do SUS, número recorde de participação em chamamentos realizados pela estratégia desenvolvida pela Opas e Ministério da Saúde. O próximo passo é a seleção das práticas inovadoras que serão acompanhadas pelo grupo de trabalho (GT) e visitadas in loco. “Ficamos surpresos com o número de experiências inscritas para o laboratório. Isso demostra a mobilização das equipes de saúde para encarar o problema da obesidade. Nosso desafio agora  é divulgar as boas práticas para que outros municípios as adotem”, comemora Patricia Jaime, coordenadora-geral do Programa de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

As regiões Sul e Sudeste foram as que enviaram maior número de inscrição: São Paulo (34), Rio Grande do Sul (16), Santa Catarina (15), Minas Gerais (13), Rio de Janeiro (12), Paraná (7) e Espírito Santo (1). Representando a região Centro-Oeste, participam  Distrito Federal (6), Goiás (5), Mato Grosso (4) e Mato Grosso do Sul (1). Da região Nordeste,  Pernambuco (8), Bahia (7), Ceará (2), Piauí (2), Rio grande do Norte (2) e Alagoas, Paraíba e Sergipe com uma inscrição cada. Representando a Região Norte, houve registro de inscrição apenas do Amapá (1) .

A reunião do GT para análise das inscrições está marcada para os dias 11 e 12 de setembro, em Brasília. Os critérios para avaliação das experiências foram publicados no edital e dizem respeito à relevância para o SUS; ao caráter inovador; à sustentabilidade; ao envolvimento da equipe de atenção à saúde; à reprodutibilidade em contextos similares; à clareza e objetividade na apresentação escrita; ao alinhamento aos princípios e diretrizes do SUS. O GT é composto por trabalhadores da saúde, gestores e professores/pesquisadores, selecionados também por meio de edital público.

 

Divulgação  –  A divulgação das próximas etapas será feita por meio do site do Laboratório, hospedado no Portal da Inovação em Saúde (www.inovacaoemsaude.org ou https://apsredes.org/site2013/manejo-da-obesidade-na-redes/). Em breve, o site trará uma revisão bibliográfica sobre o tema.

As experiências selecionadas participarão da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, com uma oficina de trabalho. O encontro da Atenção Básica está previsto para março de 2014, em Brasília. São esperadas cerca de 10 mil pessoas, entre trabalhadores, gestores e usuários de todas as regiões.

Também está previsto o “Seminário Nacional de Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS”, para a apresentação das experiências e lançamento da publicação da série NavegadorSUS, com registro das experiências participantes.

Por Vanessa Borges, para o Portal da Inovação

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe