APSREDES

Autora: Lais Santos Castro
Coautores: Rhuan Carlos da Silva, Raquel Farias Coelho Câmara e Severina Izabel
da Silva Rodrigues de Lacerda

Caldas Brandão, a 60 quilômetros da capital paraibana, suspendeu os atendimentos clínicos eletivos presenciais desde do dia 23 de março. A partir de então, os profissionais do NASF foram inseridos em ações de combate à pandemia e no serviço de teleatendimento. Naquele momento, conforme o relato da educadora física do NASF-AB da SMS Caldas Brandão – PB, Laís Castro, era preciso encontrar meios para realizar um trabalho educativo que colaborasse com o enfrentamento à pandemia, sem a realização de ações coletivas presenciais.

A alternativa escolhida foi a utilização de redes sociais, principalmente o Instagram – rede de maior alcance no município – para divulgar informações e restabelecer a conexão entre os usuários e a APS.

Para chegar de forma efetiva até o público, os profissionais elaboraram a Estratégia #QUARENTENASF. O projeto consiste na criação de uma programação diária fixa, com a escolha de uma linguagem simples e marcadamente visual. O desenvolvimento ocorre de forma articulada com outros setores públicos, como educação, assistência social e igrejas. Os usuários interagem por meio das ferramentas da plataforma: stories, inbox e comentários. As ações são planejadas articulando interações com a comunidade e as demandas da APS.

Os resultados da ação são mensurados pelo número de seguidores e pela interação e compartilhamento dos usuários. Na data da apresentação, a Saúde de Caldas Brandão contava com mais de 1,3 mil seguidores no Instagram. Cada publicação alcança em torno de 700 pessoas.

Na avaliação de Castro, os legados do trabalho com educação em saúde nas plataformas virtuais durante a pandemia foram: o desenvolvimento do olhar de complexidade para o processo de saúde e adoecimento; a reafirmação da relevância da equipe multidisciplinar no fortalecimento da APS; a constatação do ambiente virtual como campo para o trabalho de educação e promoção em saúde; o protagonismo, a cooperação e a criatividade como elementos decisivos para o sucesso de educação em saúde na APS.

APS FORTE - Reaproximação com os pacientes pelo Instagram