APSREDES

Publicação de Destaque: “Linhas de cuidado para Hipertensão Arterial e Diabetes”

A publicação é um dos resultados do projeto que visa qualificar a atenção à saúde em doenças crônicas não transmissíveis da SMS Diadema/SP. O projeto é uma parceria entre SMS Diadema, Ministério da Saúde, OPAS/OMS no Brasil e Universidade do ABC.

 

Com base no diagnóstico da situação de saúde de sua população, a SMS Diadema/SP iniciou, no final de 2009, um projeto com o objetivo de qualificar o cuidado oferecido aos portadores de Hipertensão Arterial e do Diabetes Mellitus. O projeto, “Implantação de Linhas de Cuidado para Hipertensão e Diabetes em Diadema”, conta com o apoio e a cooperação técnica da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil, do Ministério da Saúde e da Faculdade de Medicina do ABC.

 

O livro é um registro da prática de conceitos sobre o modelo de cuidado para doenças crônicas e traz toda a metodologia utilizada pela equipe na construção dos fluxos de trabalho pela Rede de Atenção.

 

A publicação traz ainda a ferramenta utilizada pela equipe na identificação dos principais eixos de melhoria da atenção em doenças crônicas. O Questionário de Avaliação da Atenção a Doenças Crônicas (Assessment of Chronic Illness Care – ACIC), em anexo no documento, foi um recurso utilizado para guiar os esforços na melhoria da qualidade e na avaliação das mudanças realizadas na atenção às doenças crônicas.

 

Acesse a publicação e saiba mais informações sobre o tema em nosso Laboratório de Inovação da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema/SP

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe