APSREDES

Protagonismo: as 87 experiências inscritas no Laboratório de Inovação FLV retratam a importância de fortalecer, incentivar e viabilizar o consumo de frutas, legumes e verduras no país

Iniciativas irão apoiar a elaboração de um conjunto de recomendações para políticas públicas setoriais e intersetoriais e serão compartilhadas durante o Congresso do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no Brasil, ainda este ano

 

O acesso da população às frutas, legumes e verduras percorre um importante, potente e desafiador percurso, desde a produção até a disponibilização e o consumo. Além de proteger a saúde das pessoas, esses são alimentos que respeitam, valorizam e resguardam culturas e ritos alimentares tradicionais; e que traduzem especificidades nativas, territoriais e os diferentes modos do cultivo e do fazer a comida.

Também retratam a importância da inovação que acontece por meio da conexão entre os circuitos alimentares e as diferentes soluções para que frutas, legumes e verduras sejam oferecidas à população e possam nutri-las com comida segura, diversificada, saudável e adequada, além de valorizar e acolher a produção local.

Para conhecer, selecionar e divulgar experiências não só inovadoras, mas também resistentes, resilientes, inspiradoras e replicáveis, o Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras (Laboratório de Inovação FLV) abriu suas portas, até o último dia 17 de setembro, para receber relatos de protagonistas que têm atuado a favor dos sistemas alimentares justos e sustentáveis, mesmo diante da pandemia pela doença covid-19.

Ao todo, 87 iniciativas foram cadastradas no Laboratório de Inovação FLV, inscritas por seus representantes: trabalhadoras/trabalhadores do serviço público, membros de coletivos de produtores, de cooperativas, mulheres rurais, agricultoras/es familiares, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, organizações e associações da sociedade civil.

A partir de agora, as experiências entram em análise para, pouco mais à frente, contribuir com a elaboração de um conjunto de recomendações para políticas públicas setoriais e intersetoriais. Além disso, as histórias irão integrar uma publicação e alguns de seus protagonistas irão compartilhar aprendizados e desafios observados para o desenvolvimento das experiências, no Congresso do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no Brasil, ainda este ano.

Diálogos pelo país – Entre os dias 24 de agosto e 14 de setembro, o Laboratório de Inovação FLV realizou uma série de diálogos sobre a importância de fortalecer, incentivar e viabilizar o consumo de frutas, legumes e verduras no país, tendo como recorte as especificidades de cada uma das 5 regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. Os diálogos motivaram a inscrição de 930 pessoas, público que marcou sua participação em cada um dos encontros.

A partilha de reflexões acerca dos desafios e aprendizados dessa agenda, reuniu nos diálogos regionais especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais, da sociedade civil, dos governos nas três esferas (União, estados e municípios) e contou com participações especiais das/os protagonistas das mais diversas experiências exitosas.

Qualquer pessoa interessada pode acessar o conteúdo dos diálogos regionais. Os vídeos estão disponíveis no canal do Centro de Excelência Contra a Fome (WFP), na plataforma Youtube (acesse neste link: https://bit.ly/39s3s0v).

Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras integra a agenda de trabalho do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras, instituído pela Organização das Nações Unidas. É uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Centro de Excelência Contra a Fome (WFP).

Para saber mais, acesse o site bit.ly/LaboratórioFLV  ou escreva para comunicacao.laboratorioflv@gmail.com.

Fonte: Assessoria de comunicação para o Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe