O prazo para submissão de experiências no Laboratório de Inovação em Saúde – Iniciativas Educacionais em Epidemiologia Aplicadas aos Serviços de Saúde do SUS (EpiLab) foi prorrogado até o dia 22 de novembro de 2025.
A iniciativa é uma parceria da Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços do Ministério da Saúde (CGDEP/Daevs/SVSA/MS) com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), e tem como objetivo mapear, sintetizar, compartilhar e dar visibilidade à experiências de formação em epidemiologia aplicada para o Sistema Único de Saúde desenvolvidas em todo o Brasil.
Podem participar trabalhadores e gestores de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, com iniciativas educacionais em epidemiologia implementadas entre os anos de 2020 e 2025, com carga mínima de 20 horas, concluídas ou em andamento. As propostas devem se enquadrar em um dos quatro eixos temáticos: 1) formação acadêmica em epidemiologia aplicada; 2) epidemiologia de campo; 3) educação permanente em epidemiologia para aplicação em vigilância em saúde; ou 4) epidemiologia aplicada à gestão e à tomada de decisão.
Os interessados devem acessar o site https://apsredes.org/lis-epidemio-sus/ e conferir os demais requisitos do edital.
As 40 melhores iniciativas serão apresentadas em um webinário nacional, receberão certificado de reconhecimento e terão seus resumos publicados em um livro de edição especial. As quatro iniciativas mais bem avaliadas – uma para cada eixo temático – serão apresentadas na 18ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília (DF), em abril de 2026.