APSREDES

Projeto da SBMFC e de médicos generalistas espanhóis avaliam a Estratégia Saúde da Família (ESF) no Brasil

Com o objetivo de contribuir no processo de fortalecimento da Estratégia Saúde da Família (ESF), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) trouxe ao Brasil médicos generalistas espanhóis especialistas em APS e reforma da saúde pública para o desenvolvimento do Projeto para avaliar a ESF em locais de baixo IDH.

 

Os médicos generalistas espanhóis especialistas em APS e reforma da saúde pública, Juan Gérvas Camacho e Mercedes Pérez Fernández, ambos do “Team CESCA”, em Madrid (Espanha) percorreram as cinco regiões do País, tendo visitado 70 centros de saúde, que em sua maioria, aplicavam o modelo de ESF. Além disto, no âmbito do intercâmbio científico, foram estabelecidas rodas de conversa com os especialistas ligados a ESF, muitas vezes com a presença de representantes das secretarias de saúde e dos departamentos de atenção básica locais. Muitas destas palestras foram registradas em vídeo pelos MFCs e postadas no Youtube.

 

Com base nas observações e vivências em campo de Gérvas e Mercedes, foi elaborado o “RESUMEN TÉCNICO PARA POLÍTICOS, GESTORES Y PROFESIONALES SANITARIOS CON RESPONSABILIDADES EN ORGANIZACIÓN Y DOCENCIA”, que consiste no relatório final com instruções para aprimorar o sistema e romper o ciclo vicioso que gera a má qualidade do trabalho sanitário, clínico e comunitário em países como o Brasil.

 

Acesse o Relatório em Português

 Relatório SBMFC em português (107.29 kB)

 
Acesse o Relatório em Espanhol

 Relatório SBMFC em espanhol (149.86 kB)

 

Acesse o Relatório Final

 Uma Atenção Primária forte no Brasil (649.31 kB)

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe