APSREDES

Em Porto Alegre – RS, os profissionais da unidade de saúde Costa e Silva, no bairro Rubem Berta, usaram a criatividade para reorganizar o espaço de cuidado, mantendo o vínculo com os pacientes, mesmo a distância. No início de março, logo que foram confirmados os primeiros casos positivos de Covid-19 na capital gaúcha, a equipe adaptou os consultórios, montando estúdios improvisados, e criou um programa de rádio para a comunidade. O programa Fica em Casa é produzido e gravado pelos profissionais de saúde e transmitido via aplicativos de celular para os pacientes.

A idealizadora do projeto, a residente Mayara Floss, contou que as gravações são feitas entre um atendimento e outro, nos aparelhos de celular, e que os roteiros são elaborados com a contribuição de toda a equipe, incluindo os agentes comunitários de saúde.

Os temas referem-se a cuidados de saúde, serviços, mas também refletem as demandas que surgem na unidade, englobando questões sociais, como violência contra a mulher, racismo, gênero e sexualidade. “A gente conseguiu entender a comunidade e trabalhar com recursos simples. Há muitas informações chegando, e é difícil distinguir o que é fakenews. Quando a gente faz isso no contexto de micropolítica, permeando a educação popular, a gente consegue ser uma voz de confiança”, constatou.

Nos vídeos a seguir a residente Mayara Floss mostra como a equipe de saúde produz o programa de rádio que tira dúvidas sobre a Covid-19.

Programa Fica em Casa - programa de rádio da equipe da UBS Costa e Silva - Porto Alegre

Programa Fica em Casa - Unidade de Saúde Costa e Silva/Porto Alegre – RS

 Programas na íntegra 

Esta experiência participou do debate virtual A APS não pode parar! Formas de organização para continuidade do cuidado, transmitido na sexta-feira (05/06) no Portal da Inovação na Gestão do SUS. Assista à integra do debate em