APSREDES

Programa de Saúde na Escola e ações de Enfermagem no contexto da pandemia da COVID19: Relato de experiência

Autor: Valquíria Carvalho Silva

Coautoras: Cátia Maria de Oliveira de Mello e Fernanda de Oliveira Conegundes  

PSE inova na promoção e educação em saúde em Campos dos Goytacazes/RJ para combater a COVID19

A equipe de Enfermagem do Programa Saúde na Escola (PSE) reformulou e readequou suas ações de promoção em saúde e prevenção de agravos durante a pandemia, atividades antes desenvolvidas no ambiente escolar. Com o uso de aplicativos e veiculação na TV aberta, a equipe mantém o cuidado e a prevenção em Campos dos Goytacazes/RJ.

“A manutenção da educação em saúde por meio das plataformas digitais atinge não só a comunidade escolar, mas toda a população. Antes da pandemia, o meio virtual não era utilizado para promoção da saúde, com o grande fluxo de novas informações, o número de seguidores no Instagram (@psecamposrj) aumentou bastante, em março eram 190 seguidores e atualmente são 1.236. Todas as ações que transformamos em virtuais levam o nome de PSE no combate ao coronavírus. A escola é um espaço privilegiado de troca de saberes, reflexão e formação de uma consciência crítica, sendo favorável às ações de educação em saúde. Não só as ações estão sendo reformuladas, mas também os profissionais, com novos conhecimentos e habilidades”, explica Valquíria Carvalho, enfermeira e autora do projeto.

A equipe divulga orientações sobre a COVID19, mas também sobre a saúde em geral, vídeos e cards informativos são publicados diariamente nas redes sociais, alguns dos temas abordados são: uso de EPIs, gravidez e coronavírus, prevenção de acidentes domésticos durante a quarentena, cuidados domiciliares com o paciente com COVID19, riscos do uso de pipas e linhas com cerol, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hepatites virais e orientações para o retorno das aulas.

Valquíria Carvalho também relatou que “antes da pandemia o pensamento em relação à escola era de um espaço físico, um local, a pandemia veio para nos tirar da zona de conforto e mostrar que a escola vai muito além, não é só no espaço físico onde pode acontecer aprendizagem, se as plataformas online ajudam por quê não? É um meio que também merece receber as ações de promoção em saúde. Foi muito bom ampliar o acesso às informações de saúde e queremos manter isso, ainda que as aulas presenciais voltem, as ações de promoção e prevenção no ambiente virtual vão permanecer, considerando a abrangência das informações e o público alcançado”.

Segundo Valquíria, foi criado um grupo no WhatsApp com os gestores das escolas para troca de informações, e o PSE conseguiu uma parceria com a TV Câmara, que é local e aberta, por meio da Secretaria de Educação do município, para veicular os vídeos de educação/promoção em saúde. “A transmissão ainda não começou, estamos aguardando a liberação da prefeitura para iniciar a veiculação, o que vai facilitar muito o acesso à informação para quem não tem internet”, finaliza Carvalho.

 

APSFORTE - PSE no combate à COVID19 inova na promoção e educação à saúde em Campos dos Goytacazes/RJ

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe