APSREDES

Preprint – Protocolo de Estudo de Coorte da Rede Brasileira de Pesquisa Colaborativa em COVID-19: fortalecendo os dados globais da OMS

Manuscrito sobre o protocolo utilizado pela rede de hospitais brasileiros na 1ª fase da pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a caracterização das internações hospitalares por Covid-19 foi publicado no servidor MedRxiv, em formato preprint, visando à rápida disseminação da pesquisa entre pesquisadores da área da saúde. O objetivo é apresentar o protocolo e as estratégias utilizadas pela rede brasileira de hospitais para a alimentação da Plataforma Global de Dados Clínicos da Covid-19 da OMS, por meio da coleta sistematizada de dados clínicos anonimizados de pacientes internados por Covid-19 no Brasil. O protocolo conta com um fluxograma para alimentar a plataforma global, especificando as variáveis ​​de interesse, padronização e análise de extração de dados.

O sistema MedRxiv foi fundado pelo Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL), uma instituição educacional e de pesquisa sem fins lucrativos, pela Universidade de Yale, e pela revista científica British Medical Journal (BMJ), visando difundir pesquisas antes da publicação em periódicos científicos. Segundo os autores, uma das principais preocupações em relação à pandemia de Covid-19 é o seu ônus para a organização do sistema de saúde.

“Este projeto descreve a colaboração de vários hospitais brasileiros para construir um banco de dados conjunto, com atenção especial aos protocolos que visam reduzir a heterogeneidade entre diferentes plataformas e garantindo a qualidade dos dados clínicos de pesquisa”. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), em janeiro de 2021, e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em fevereiro de 2021. Saiba mais sobre o projeto e dos hospitais participantes.

O estudo ressalta que “a extração de dados utilizou técnicas inovadoras na área de tecnologia, promovendo qualidade e mitigando a falta de informações relevantes, caminhando para a coleta de dados em campos não estruturados, como evolução clínica que são os textos com mais dados de saúde detalhados nos prontuários médicos”. Para os pesquisadores, esta pesquisa dá um passo importante no combate à Covid-19, contribuindo para novas colaborações entre hospitais de referência e demonstrando a viabilidade de iniciativas conjuntas para o surgimento de estratégias de análise de “Big Data”.

Leia o manuscrito – https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2022.08.08.22278550v1

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe