APSREDES

Autora: Bárbara Ingenito de Oliveira Rocha

Coautora: Nathália Leal Silva

A Clínica Saúde da Família do Morro do Macaco, localizada em  Vila Isabel, na cidade do Rio de Janeiro, se reorganizou para enfrentar a pandemia de Covid-19 e  continuar a assistência aos usuários vítimas da violência urbana. Com perfil de serviço-escola, a unidade conta com um novo fluxo de trabalho que amplia o acesso dos usuários aos serviços e agiliza os atendimentos durante a pandemia. A UBS oferece agora, além dos atendimentos presenciais, as teleconsultas. 

A UBS colocou a triagem na entrada da unidade, onde o usuário aguarda na área externa isolado dos demais pacientes, e todo sintomático respiratório é encaminhado à sala de atendimento para casos suspeitos de Covid-19, na qual a enfermeira ou a médica faz uma nova avaliação clínica do usuário. 

O novo fluxo de atendimento evita que a Clínica da Família seja um pólo disseminador do vírus. Para isto, foi criada uma escala diferenciada para os profissionais de saúde, incluindo os residentes e os do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que desempenham o papel de orientador (Posso ajudar?) às  pessoas com sintomas respiratórios que procuram a Clínica, diminuindo a exposição dos demais profissionais e usuários na sala de espera. 

Após atendimento, os usuários com sintomas de Covid-19 são monitorados pelos profissionais de saúde, a cada 48h, via telefone. “O novo fluxo teve a participação de todos no processo, os resultados são muito positivos”, explica Bárbara Rocha, enfermeira e responsável pelo projeto. Com a nova reorganização do processo de trabalho, a UBS tem apresentado menor tempo de espera para o atendimento, ausência de fila e praticidade na assistência, além de ofertar aos residentes de Enfermagem a rica experiência de ensino/aprendizagem e manutenção do raciocínio clínico no atendimento direto dos casos suspeitos de Covid-19.

Os atendimentos às gestantes, aos acometidos por tuberculose, HIV e puericulturas e a vacinação prevista no calendário nacional de vacinação da criança estão mantidos pela Clínica. Os atendimentos presenciais e as teleconsultas são realizados de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. 

 

Experiência – PREPARO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO ATENDIMENTO AO COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA POR ENFERMEIRAS DA ESF