APSREDES

Prêmio APS Forte no SUS – resultado da primeira etapa será divulgado na sexta-feira (11)

Premiação reconhece práticas que fazem a diferença no cuidado integral à saúde. Confira o cronograma atualizado

O Prêmio APS Forte no SUS, que reconhece experiências inovadoras na Atenção Primária à Saúde (APS), teve o cronograma atualizado nesta semana. O resultado da primeira etapa, anteriormente previsto para o dia 7 de fevereiro, foi atualizado para duas subetapas:

– 11 de Fevereiro/2022 – Resultado preliminar na plataforma de inscrição SISAPS: status “Aprovado/Publicado” ou “Não Aprovado”.

– 16 de Fevereiro/2022 – Resultado dos classificados para a 2ª Etapa do Prêmio nos sites da APS e APS Redes: até os dez primeiros colocados por Linha Temática de cada Eixo.

Na 2ª Etapa do Prêmio, a partir dos classificados, serão definidos os finalistas que vão concorrer ao Prêmio, os quais serão divulgados até o dia 07 de março nos sites da APS e APS Redes-Portal da Inovação.

Intercâmbio de conhecimento

As lives da comunidade de práticas serão transmitidas pelo canal do YouTube Portal da Inovação na Gestão do SUS, sempre às 17h, nas datas indicadas no cronograma acima. Nesses encontros, autores de alguns relatos serão convidados a compartilhar o aprendizado com profissionais da área, a fim de inspirar e ajudar na construção de uma APS mais resolutiva. Ao todo, serão quatro transmissões, uma para cada eixo temático da premiação, realizadas pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação com a presença dos finalistas, que está prevista para o dia 7 de abril no auditório da Opas em Brasília (DF). O tema desta edição do APS Forte foi a integralidade no cuidado, e foram recebidas mais de mil inscrições.

Saiba mais: APS Forte: premiação recebe 1.151 experiências da Atenção Primária

Sobre o prêmio

A 3ª edição do APS Forte no SUS recebeu relatos de profissionais de saúde, gestores e representantes de projetos que fazem a diferença na Atenção Primária em 2021. A premiação é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil.

As práticas selecionadas devem promover a melhoria do acesso da população, priorizando e reforçando o papel da APS como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). O prêmio foi organizado em quatro eixos temáticos, sendo o mais concorrido o Eixo 1 – Organização dos serviços de APS para o atendimento integral, com 562 relatos de experiências, em que a linha temática sobre ações de enfrentamento da pandemia de covid-19 recebeu 220 relatos.

Fonte – SAPS/MS

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe