APSREDES

Pré-Abrasco – OPAS/OMS promove oficina sobre FESP renovadas (Sábado 19/11 – Tarde)

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil promove como atividade no pré-Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrasco), em Salvador, a oficina Funções Essenciais de Saúde Pública: metodologia para análise e fortalecimento de sistema de saúde, no sábado (19/11), das 13h às 17h, com público fechado para convidados. A atividade discutirá com representantes da gestão da saúde estadual, municipal e federal a melhor adequação da proposta metodológica da OPAS/OMS para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A OPAS/OMS lançou a nova metodologia de monitoramento das Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP), neste ano, visando fortalecer a governança dos sistemas de saúde. As FESP renovadas fazem parte das funções de administração das autoridades de saúde para fortalecer e transformar os sistemas de saúde em direção à saúde universal. Segundo Ernesto Báscolo, consultor da OPAS/OMS, “as FESP visam apoiar as capacidades das autoridades de saúde em conjunto com a sociedade civil, especialmente, no componente reitoria e governança”.

Participaram na época da remodelação conceitual das FESP, cerca de 32 instituições acadêmicas e 200 especialistas da Região das Américas. “As FESP renovadas seguem os valores da Estratégia de Saúde Universal da OPAS que considera a Saúde como um direito do cidadão”, ressalta Báscolo. A proposta está enquadrada na “Estratégia para Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde” da OPAS, bem como nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Desde abril, já foram realizados vários seminários para discutir a aplicação da metodologia pelos países.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe