APSREDES

Portal Saúde Baseada em Evidências traz Recursos Úteis para os Profissionais de Saúde

O Portal Saúde Baseada em Evidências foi criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Ele visa fornecer acesso rápido ao conhecimento científico por meio de publicações atuais e sistematicamente revisadas. As informações, providas de evidências científicas, são utilizadas para apoiar a prática clínica, como também a tomada de decisão para a gestão em saúde e qualificação do cuidado, auxiliando assim os profissionais da saúde. Os conteúdos estão disponíveis para os profissionais de saúde vinculados ao respectivo Conselho Profissional. Terão acesso à pesquisa os profissionais das áreas de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

O portal SAUDE BASEADA EM EVIDENCIAS pode ser acessado através do endereço eletrônico: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/area/392/periodicos.html#
Faça o download do passo-a-passo para cadastramento no Portal Saúde Baseada em evidências : passo-a-passo na inscrição – Saude Baseada em Evidências

Conheça alguns recursos disponíveis neste portal:

Embase
É uma ferramenta online pra revisões sistemáticas e cobre as áreas de Ciências da Saúde como um todo e em especial farmacologia e Medicina em especial, alergia e imunologia, oncologia, neurologia, cardiologia, química medicinal e descoberta de drogas. Aborda todas as fases de fabricação de medicamentos, legislação internacional e normas de segurança de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia. Indexa medicamentos, nomes químicos,nomes comerciais, códigos de laboratórios e nomes genéricos de medicamentos. Cobre aspectos econômicos, sociais e políticos da saúde pública, gestão de doenças e gestão hospitalar. Aborda a avaliação de custos em saúde pública, resultados dos tratamentos e estudos de qualidade de vida. Oferece acesso a resumos de registros bibliográficos desde 1974 do Embase e desde 1966 do Medline. Também indexa periódicos que não são abrangidos pelo Medline.

ProQuest Hospital Collection
Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseadaem evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas.

Atheneu Livros Virtuais
A livraria virtual da editora Atheneu é dedicada à área de Ciências da Saúde e Medicinaem geral. A coleção contempla mais de 200 títulos publicados desde 1998, mas com versão eletrônica atualizada desde 2010 até o presente.

Micromedex
Oferece acesso a dois módulos: Diseasedex – Emergency Medicine que apresenta dados e informações para as primeiras 72 horas de uma emergência médica, como suporte à vida, tratamentos e apresentação clínica e Diseasedex – General Medicine que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica como prevenções, sintomas e complicações com informações baseadas em evidências referenciadas.

Dynamed
Provê resumos de temas médicos com interface organizada por temas. É atualizada diariamente. Cada publicação é revisada de forma integral e cada artigo é avaliado por relevância clínica e validade científica. É uma ferramenta de referência clínica, para uso no local de tratamento, criada por médicos para médicos, contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas (equações médicas, ferramentas para suporte à decisões clínicas, cálculos estatísticos, ferramenta pra conversão de dosagens e de unidades de medida).

Best Practive – British Medical Journal (BMJ)
As decisões clínicas no local do tratamento precisam ser tomadas rapidamente, com base em informação atualizada e com relevância clínica e científica.”Best Practice”, mantida pela BMJ Group oferece em uma única plataforma acesso imediato às mais recentes evidências de pesquisas, diretrizes e opiniões de especialistas apresentadas passo-a-passo e abrangendo diagnósticos, prognósticos, tratamentos e prevenções. Através de “Best Pratice”, é possível conseguir uma segunda opinião com relevância clínica e científica em instantes, sem necessidade de consultar múltiplas ferramentas de pesquisa.

Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS)
Rebrats busca promover e difundir a área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil. A Rede estabelece a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias no contexto de suas utilizações nos sistemas de saúde.

Texto revisado por Alberto J N Ogata

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe