APSREDES

Planejamento do SUS será tema do Encontro Nacional do Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS que ocorre em São Paulo

O Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP/SE) promove, entre os dias 1 e 3 de junho de 2022, em São Paulo/SP, o 3º Encontro Nacional do Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS e a 2ª Mostra de Experiências em Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS. O evento tem o propósito de compartilhar e alinhar o trabalho do Apoio Institucional do Ministério da Saúde que é realizado nos estados pelas Seções de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF), das Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde (SEMS), em articulação com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e demais atores no território.

“A iniciativa foi pensada na lógica da educação permanente em saúde, ou seja, na perspectiva da aprendizagem colaborativa e significativa, que valoriza o trabalho e o trabalhador da saúde”, explica Teresa Maria Passarella, Coordenadora-geral de cooperação à gestão interfederativa/DGIP/SE/MS. “Queremos dialogar sobre temas estratégicos para a gestão e o planejamento no âmbito do SUS. Queremos também reconhecer e valorizar o trabalho dos apoiadores institucionais da gestão federal do SUS, por isso, como parte da programação do 3º Encontro Nacional do Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS, estamos promovendo, mais uma vez, uma Mostra com relatos de experiências das SEINSF/SEMS”, pontua Passarella.

Os temas a serem trabalhados no Encontro Nacional abrangem a gestão compartilhada e a governança no Sistema Único de Saúde (SUS), a articulação interfederativa, a regionalização, o planejamento regional integrado e a qualificação dos instrumentos de planejamento do SUS. As mesas temáticas estão organizadas em apresentações de relatos de experiências das SEINSF/SEMS, exposições dialogadas, diálogos temáticos e palestras.

No primeiro dia (1o de junho) será debatida a estratégia do apoio institucional e a estratégia tripartite para aprimorar a gestão e a governança no SUS. No dia seguinte (2 de junho), será abordado o planejamento em saúde (regionalização, planejamento regional integrado e instrumentos de planejamento). E no dia 3 de junho, os trabalhos vão discutir as políticas de saúde e instâncias colegiadas do SUS.

Veja a programação aqui!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe