APSREDES

Pesquisa nacional evidenciará práticas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde 

Com o objetivo de compreender as práticas de Enfermagem, cenários de atuação e perfis de enfermeiros e enfermeiras do Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Universidade de Brasília (UnB) – em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco), e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/ OMS) – realizam a pesquisa nacional “Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde” (APS).

No Brasil, enfermeiros (as) da APS são responsáveis pelo cuidado individual, familiar e comunitário, colaborando para bons resultados do sistema de saúde, embora enfrentem diversos desafios. Nesse sentido, conhecer práticas clínicas especializadas e informadas em evidências científicas é uma estratégia para mudanças diante do quadro de dificuldades enfrentadas por estes profissionais.

Para tanto, serão aplicados questionários on-line e realizadas entrevistas com enfermeiros (as) de todo o país. De acordo com o Comitê Científico e Gestor da pesquisa, os resultados da investigação contribuirão para produzir conhecimento científico, regular a profissão da Enfermagem e subsidiar gestores na elaboração e implementação de políticas públicas.

Somente enfermeiros (as) da APS e/ou Estratégia Saúde da Família (ESF) com três anos ou mais de experiência na área estão convidados (as) a participar. O acesso ao questionário pode ser feito por meio do link: questionarios.unb.br/index.php/318638?lang=pt-BR ou, nos sites do Cofen (cofen.gov.br); Ecos/UnB (ecos.unb.br); Conasems (conasems.org.br); Conass (conass.org.br) e Abefaco (abefaco.org.br).

Fonte – nesp.unb.br

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe