Dividir experiências de vigilância em saude no município de Niterói é o mote do Laboratório de Inovação em Vigilância em Saúde e Ambiente que está com edital aberto no site www.apsredes.org/lis-vig.
No mesmo endereço é possível realizar as inscrições que vão de 22/06 a 20/07. Tanto profissionais da saúde, como o restante da população podem participar dessa iniciativa que é uma parceria da Fundação Municipal de Saúde de Niterói com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
O Laboratório visa dar visibilidade para práticas em Vigilância em Saúde de modo que sejam conhecidas, replicadas e aprimoradas em demais contextos de saúde.
As práticas devem estar alinhadas com o compromisso social de combate às iniquidades em saúde e realizadas na cidade de Niterói, entre os anos de 2019 e 2023. Entre os critérios para a seleção estão: participação social, empoderamento social, inovação, adesão, alcance, impacto social e replicabilidade da experiência.
Os trabalhos devem transitar por um dos cinco eixos temáticos: Práticas Comunitárias de Vigilância em Saúde e Ambiente; Experiências de Educação e Vigilância em Saúde e Ambiente; Experiências de arte, cultura e comunicação em Vigilância em Saúde e Ambiente; Experiências de saúde digital e Vigilância em Saúde e Ambiente; e Gestão e práticas de vigilância no cuidado em saúde. No edital é possível conferir a descrição de cada eixo.
Os 2 melhores trabalhos de cada eixo serão selecionados – e dentre as 10 maiores escolhas, os autores dos três trabalhos de maior destaque vão poder se apresentar na 17ª Expoepi, que acontecerá em Brasília-DF, de 6 a 10 de novembro de 2023, com passagem aérea e diárias custeadas.