APSREDES

Parceria entre SES/SP e OPAS/OMS Brasil realiza Fórum para discutir Redes Regionais de Atenção à Saúde

O evento ocorreu no dia 11 de abril de 2011, no Instituto de Saúde de São Paulo e teve sua mesa de abertura composta pela da Dra. Sonia Venâncio, Diretora substituta do IS, Dr. Félix Rigoli, representando a OPAS/OMS Brasil, autoridades gestoras da SES/SP, COSEMS-SP e Ministério da Saúde.

 

A abertura dos trabalhos foi seguida pelas apresentações de demais autoridades, onde o Dr. Hernán Montenegro (OPS/OMS Washington, DC) apresentou um panorama regional das diretrizes OPAS/OMS sobre a organização de redes integradas de atenção à saúde (RISS), a Dra. Ana Lúcia Gurgel falou das perspectivas nacionais para as redes de atenção, seguida por Dr. Renilson Rehem apresentando a perspectiva estadual SES-SP, Dr. Luis Fernando Tofani, abordando a perspectiva municipal COSEMS-SP e o Dr. Renato Tasca sobre a perspectiva e posição da OPAS/OMS Brasil.

 

Todas as falas concordaram com os princípios elementares de organização de uma rede, a saber, gestão compartilhada, território vivo, direcionamento às necessidades em saúde da população, coordenação a partir da APS, instrumentos de gestão e informação compartilhados e acessíveis a todos e abordagem intersetorial na produção de saúde.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe