APSREDES

“Para a Covid não me convide” – estratégias educativas no combate às notícias falsas no Maranhão

O presente estudo foi desenvolvido no município de Pastos Bons, localizado no leste do estado do Maranhão, região nordeste do Brasil, 550 km da capital São Luís. O município possui uma população de 18.067 habitantes, predominantemente urbana. A estimativa populacional para 2020 era de 19.583 (IBGE, 2010).

Para combater a disseminação de notícias falsas (fake news), o Conselho Municipal de Saúde de Pastos Bons – MA e o Centro de Ensino Professor Ribamar Torres – Educa Mais criaram uma disciplina escolar eletiva: Para a Covid, não me convide. As aulas aconteceram semanalmente, com carga horária de duas horas.

A autora Rosa Maria Veloso, conselheira estadual de Saúde do Estado do Piauí, chama a atenção para o combate às fake news sobre a Covid-19 por meio da verificação das fontes de informações encontradas na internet, para que sejam conferidas antes de compartilhadas pelos estudantes e comunidade em geral. O público jovem foi o foco do projeto,  devido a necessidade dos estudantes usarem máscaras de forma correta e a seguirem as normas de segurança.

“As aulas estavam acontecendo de forma híbrida e nas presenciais os estudantes não usavam máscara, ou usavam de forma errada, se abraçavam, mudavam as cadeiras de local. Pensando nisso, o governo fez um decreto para que cada escola se preparasse para a volta total e organizasse uma comissão de saúde com todos da comunidade. Então, organizamos uma espécie de disciplina online Para a Covid não me convide, que envolvia biologia química e matemática, colamos informações nas paredes, perguntamos o que era verdade e o que era falso – os alunos acreditam muito nas fake news – então pegamos os dados epidemiológicos e apresentamos para eles, convidamos pesquisadores e professores do Brasil e internacionais para conversarem com pais e alunos durante a matéria”, explicou Rosa Veloso.

A disciplina foi proposta em aulas dialogadas, envolvendo biologia, química e matemática na discussão sobre a pandemia de Covid-19. As aulas aconteceram semanalmente, com carga horária de duas horas. Os alunos aprenderam sobre a biologia do vírus, as substâncias produzidas durante as reações químicas no organismo, além de discutir e analisar gráficos e tabelas sobre Covid-19 com dados sobre Pastos Bons, o estado do Maranhão e o Brasil.

As atividades envolveram a participação de convidados internacionais, como o pesquisador mexicano doutorando Guillermo Jesus Guillermo May, da Universidad Autónoma de Yucatán (UADY), o professor indiano Drº BIjulal M. Vasu, da Faculty, School of International Relations and Politics, M G University, Kottayam, Kerala da Índia, e o camaronês Mestre Yannick Kouamo, que trouxe reflexões sobre o enfrentamento da pandemia na Itália. Como a maior parte dos encontros aconteceu de forma virtual, foi possível a participação de pesquisadores e profissionais de saúde de outros estados, integrando o grupo de palestrantes, que contou ainda com membros da gestão municipal e profissionais de saúde do município.

O esclarecimento sobre as notícias falsas a respeito da pandemia foi trabalhado de forma lúdica entre os alunos. Os estudantes elaboraram jogos, que classificavam as informações como verdadeiras ou falsas, e criaram uma trilha do conhecimento, abordando os mitos e verdades sobre a doença. Em outro jogo, foram confeccionadas placas com perguntas e afirmações relacionadas à temática. As perguntas abordavam temas como aspectos clínicos, transmissão, epidemiologia, kit Covid, tratamento alternativo, vacinas, prevenção, distanciamento social, uso de máscaras e fake news. Os facilitadores atuavam colaborando com as respostas ao mesmo tempo em que promoviam uma discussão sobre os assuntos.

Com a iniciativa, o Conselho Municipal de Saúde de Pastos Bons contribuiu para que os estudantes desenvolvessem consciência crítica diante das notícias divulgadas sobre a pandemia, reduzindo a propagação de fake news no ambiente escolar e aumentando a adesão às medidas de prevenção ao contágio da Covid-19.

A experiência reforça o quanto as falsas informações e o negacionismo podem dificultar o combate à Covid-19 e a importância de informar com dados científicos e verdadeiros. Também foi criado um grupo de WhatsApp para informar sobre o que era falso e verdadeiro, além de jogo e cartilha online para troca de informações.

 

Experiência

Combater a disseminação de Fake News sobre a pandemia do novo coronavírus através da verificação da confiabilidade das fontes de informações.

Galeria de imagens