APSREDES

Autor: Daniel Marques Pessoa Siqueira

Apoio psicológico virtual aos profissionais de saúde em meio à pandemia

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo do Campo estão recebendo orientações e apoio emocional durante o enfrentamento da Covid-19. O psicólogo responsável pela experiência, Daniel Siqueira, relata que o objetivo é manter as equipes acolhidas e unidas apesar das dificuldades impostas na quarentena e na resposta à doença.

A experiência acolhe os profissionais de saúde e suas angústias, orienta e responde diversas dúvidas sobre saúde mental causadas e/ou agravadas pela pandemia, fornece dicas de como evitar a tensão e a ansiedade, de como priorizar tarefas frente à pandemia, entre outras orientações.

Daniel Siqueira explica que acompanha seis equipes de Saúde da Família, que cobrem três UBS localizadas no centro do município, totalizando cerca de 140 profissionais de todas as áreas. “Duas unidades de saúde estavam sem apoio psicológico para os profissionais, por isso tomei a atitude de mobilizar, por meio de grupos de WhatsApp, osprofissionais com o envio de orientações e dicas de apoio psicológico, e assim abrir o diálogo e propor reflexões”, destaca Siqueira.

“Os comentários a respeito das orientações são muito positivos e costumam ser sobre a ansiedade das equipes. O que eu mais queria promover era o acolhimento, tento participar de todas as reuniões virtuais de equipe, que antes eram realizadas pessoalmente. O retorno do pessoal é bem importante, é interessante manter a equipe unida mesmo que distante fisicamente, ajudou a manter o contato e a interação entre os profissionais, que colaboram com respostas e ideias”, conta o psicólogo. “O pessoal elogia, puxa outra conversa. Não temos resultado quantitativo, mas o retorno qualitativo tem sido ótimo. Tem gente que pede para divulgar e compartilhar as mensagens com familiares e amigos, o pessoal divulga!”, conclui Daniel.

Apoio psicológico virtual aos profissionais de saúde em meio à pandemia