APSREDES

A Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a iniciativa Movimento de Equidade em Saúde Sustentável (SHEM) abriu a inscrição de relatos sobre medidas adotadas pelos governos e sociedade civil que visam a redução das iniquidades causadas pela COVID19. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online (https://www.cognitoforms.com/InterAcademyPartnership/CallForCaseStudiesOnResponsesToCOVID19AimedAtImprovingAndSustainingHealthEquity), até 16 de novembro de 2020, novo prazo dado pelas instituições. Os melhores trabalhos (cerca de 20-30) serão publicados em uma coleção especial editada pela OMS.

Segundo o chamado público das entidades, o vírus está afetando vários setores da sociedade de maneiras diferentes, e as populações pobres, marginalizadas e minoritárias são as mais prejudicadas. Embora a saúde universal tenha procurado resolver essas questões, os determinantes sociais subjacentes da saúde freqüentemente permanecem – e continuarão a fazê-lo, a menos que ações específicas sejam tomadas. Com isso, é importante dar visibilidade às experiências exitosas da saúde mundial no enfrentamento da pandemia.

O “Sustainable Health Equity Movement – SHEM” congrega redes e pessoas de todas as regiões, culturas e profissões em torno do princípio ético do direito universal à saúde.

O projeto tem duas etapas: 

 

Segue, abaixo, uma prévia das informações que são solicitadas no Formulário:

Pessoa responsável pela iniciativa: (Título da iniciativa, Nome, Sobrenome, Organização, Endereço, E-mail, Telefone)

Descrição da iniciativa:

– Título proposto do estudo de caso;

– Organização implementadora;

– Áreas locais/cidades/estado ou região/país(es) onde a iniciativa foi/está ocorrendo;

– O prazo com data de início e data de término;

Breve descrição da iniciativa (máx. 500 palavras) indicando:

– O problema alvo da desigualdade sendo abordado;

– A(s) população(ões) alvo;

– As medidas implementadas;

– Seus impactos esperados ou reais (as melhorias nos determinantes sociais de saúde ou equidade); e,

– O potencial de sustentabilidade a longo prazo.

 

Mais informações – https://www.cognitoforms.com/InterAcademyPartnership/CallForCaseStudiesOnResponsesToCOVID19AimedAtImprovingAndSustainingHealthEquity