APSREDES

OPAS realiza seminário virtual sobre Gestão do trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores da saúde na resposta à Covid-19

Ter uma força de trabalho de saúde adequada em número, distribuição, qualidade e com os atributos necessários para responder à Covid-19 é um desafio para os países, especialmente, da América Latina e Caribe. Este tema será tratado no seminário virtual “Gestão do trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores da saúde na resposta à Covid-19”, organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que ocorre na próxima quinta-feira (28/05), das 10h às 11h30 horário de Brasília, com acesso aberto para o público.

Durante a preparação para a resposta à pandemia de Covid-19, muitos países da Região das Américas evidenciaram as limitações de recursos humanos em saúde. O déficit já foi divulgado pelas Nações Unidas, em 2016, que considerou que, globalmente, para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é necessário preencher a lacuna de 18 milhões de trabalhadores na saúde até 2030, especialmente, nos países da região da América Latina e do Caribe.

Para apoiar os países na preparação para a resposta à Covid-19, a OPAS ativou várias frentes de ação, uma delas é o fortalecimento do sistema de rede de serviços de saúde, com a projeção da demanda de recursos humanos em diferentes níveis, a definição de padrões profissionais e flexibilidade de funções e o treinamento através do Campus Virtual de Saúde Pública. Para a OPAS, o gerenciamento da área de recursos humanos diante da pandemia permite identificar boas práticas e traz lições para compartilhar no campo do planejamento, gerenciamento e segurança futura dos profissionais de saúde.

AGENDA – 28/05
10.15 a 10.30 
(Horário de Brasília)
• Dra. Maureen Birmingham, Representante da OPAS na Argentina 

• Dr. James Fitzgerald, Diretor, Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde (HSS), OPAS

TEMA: Por que abordar a gestão do trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores da saúde na resposta à Covid-19 desde uma visão intersetorial?
Perspectivas, desafios e oportunidades


10:15 a 10.30 

• Perspectiva da OPAS – Dr. Fernando Menezes, chefe da Unidade de Recursos Humanos para a Saúde (HR), OPAS

10.30 a 10.45
• A perspectiva do Grupo Colaborador do Evento – Grupo Técnico Colaborador
• A experiência de Espanha (Andaluzia) – Dra. Inma Mateo, Docente Escola Andaluz de Saúde Pública (EASP)

11.00 a 11.15
• A experiência de Peru – Dr. Lizardo Huamán Angulo, Diretor Geral de Pessoal (DIGEP) do Ministério de Saúde do Peru.

11.15 a 11.25
• Perguntas e Respostas

Idioma dos palestrantes – Espanhol

Transmissão: https://bit.ly/Webinar-TrabajadorSalud

Número de reunião: 644 899 945
Acesso por telefone: +1-415-655-0002 US Toll
Código de acesso: 644 899 945

Host PIN: 0625

Contato
• Dra. Malhi Cho (chomalhi@paho.org) e Sra. Oristela Canto (cantoori@paho.org) 


Esta gostando do conteúdo? Compartilhe