APSREDES

OPAS/OMS realiza Ciclo de Seminários Virtuais sobre as Funções Essenciais da Saúde Pública (FESP)

Ocorre no próximo dia 12 de julho, o seminário sobre Funções Essenciais da Saúde Pública (FESP) com o tema Desenvolvimento de políticas integrativas, às 10h, via Zoom (plataforma online), e as inscrições podem ser realizadas no link https://bit.ly/3puiji8. O Ciclo de Seminários, realizado pela OPAS/OMS, oferece uma oportunidade para catalisar o compromisso político para garantir a saúde universal, a segurança sanitária mundial e uma maior equidade na saúde das Américas.

O seminário tem como objetivo aprofundar o debate sobre os processos de formulação de políticas com uma perspectiva abrangente e integrativa que inclua serviços individuais, coletivos e determinantes sociais da saúde, e uma análise que permita reconhecer os avanços e desafios dos marcos legislativos e regulatórios que facilitem esta abordagem, com uma perspectiva da saúde como direito humano fundamental. O seminário contará com interpretação em inglês, espanhol e português.

As diferentes experiências dos países têm trazido luz sobre soluções efetivas, situações críticas e aulas práticas para fortalecer as funções de saúde pública e conseguir um impacto no acesso e nos resultados em saúde. Em um contexto ainda mais desafiante, a pandemia de Covid-19 oferece um severo lembrete e um chamado para ação coletiva para fortalecer as ações de saúde pública e proteger os mais vulneráveis.

Participantes:

Alejandro Morlachetti. Assessor Legal em Direitos Humanos, OPAS/OMS. Moderador

Ernesto Báscolo. Assessor em Governança, Liderança, Políticas e Planejamento em Saúde, OPAS/OMS. Capacidades formais de autoridades sanitárias e FESP.

Mukesh Chawla. Assessor de Saúde, Nutrição e População do Banco Mundial, Agenda de políticas de saúde pública a partir de uma perspectiva global.

Mario Fiad. Senador e presidente da Comissão de Saúde do Senado da Argentina. Legislação em saúde pública e fortalecimento dos sistemas de saúde.

Oscar Cabrera. Diretor da Iniciativa para Famílias Saudáveis do Instituto O’Neill para a Saúde e o Direito Nacional e Global da Universidade de Georgetown. Centro colaborador OPAS/OMS. A agenda das FESP a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos.

Ignacio Ibarra. Assessor do Continente Americano sobre Legislação relacionada com a Saúde. Encerramento.

Inscreva-se e participe. Para mais informações sobre o seminário do dia 12 de julho acesse: https://www.paho.org/es/eventos/desarrollo-politicas-desde-perspectiva-integradora-seminario-no-3-funciones-esenciales

 

Para mais informações sobre o Ciclo de Seminários completo acesse: https://www.paho.org/es/sistemas-servicios-salud/ciclo-seminarios-virtuales-sobre-funciones-esenciales-salud-publica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe