APSREDES

OPAS/OMS, Ministério da Saúde e OPSAN/UnB lançam Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional

Realizada no último dia 2, a cerimônia de lançamento do Laboratório também marca o início do período de inscrição de experiências em EAN. Você pode rever a cerimônia, disponível no youtube da OPAS/OMS

 

“A educação alimentar e nutricional tem referenciais teóricos de muitas fontes de conhecimento e de muitas naturezas de prática. O Laboratório vai colocar de maneira muito visível, dinâmica e criativa, os caminhos percorridos por nós, enquanto profissionais da saúde, da educação, da assistência social, além de pessoas da sociedade civil. E mais: os caminhos virtuosos que a gente ainda pode percorrer”.

As palavras inspiradoras de Elisabetta Recine, coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (OPSAN/UnB), fizeram parte da cerimônia virtual de lançamento do Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional (LIS-EAN), no último dia 2.

Para celebrar o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas, que em novembro completa 10 anos, o LIS-EAN tem como objetivo identificar, registrar e refletir sobre as distintas práticas de educação alimentar e nutricional considerando o Marco de EAN como instrumento norteador; e possibilitar trocas e compartilhamento de informações a respeito dos avanços e desafios da agenda de EAN realizada no Brasil nos últimos anos.

Recine destacou a importância de celebrar “o conjunto de experiências que certamente chegarão com todo vigor do processo de promoção da alimentação saudável e adequada no Brasil” e apontou o Marco de EAN como um ponto de confluência e de expansão de ações e iniciativas, desde a sua publicação em novembro de 2012.

“Confluência porque a publicação do Marco de EAN celebra um conjunto de discussões, de reunião de experiências e conhecimentos de diferentes pessoas e setores no seu processo de formulação, na sua consulta pública, no encontro nacional; e de expansão, porque abre um grande caminho de reposicionamento da educação alimentar e nutricional do ponto de vista conceitual, de abordagem, dos modos de pensar e dos modos de fazer a EAN”, disse a coordenadora do OPSAN/UnB.

Roberto Tapia, coordenador das Unidades Técnicas de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), destacou em sua fala que, ao buscar a identificação de experiências para além do setor Saúde, o Laboratório EAN traz a inovação em sua essência.

“Nosso maior desafio é mobilizar, envolver e ampliar a participação dos diversos campos de prática e amplos setores, para que possamos reunir e sistematizar o conhecimento diversificado de práticas desenvolvidas por universidades, sociedade civil e populações tradicionais no âmbito da educação alimentar e nutricional”, disse Tapia.

Gisele Bortolini, coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, lembrou que a Política Nacional de Alimentação e Nutrição destaca a educação alimentar e nutricional como uma ação transversal em todas as suas diretrizes, e que considera a qualificação e valorização da agenda de alimentação e nutrição quando todos os setores governamentais e a sociedade passam a planejar e a promover ações educativas a partir de marcos oficiais de referência.

Segundo Bortolini, “o Marco de Educação Alimentar e Nutricional é um importante indutor de ações de alimentação adequada e saudável, bem como os guias alimentares para a população brasileira e para as crianças menores de dois anos, que somam uma série de recomendações que, se colocadas em prática, promovem mais saúde e nutrição para a população brasileira.

 

Roda de conversa

O lançamento do Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional também contou com uma valiosa roda de conversa, em que as convidadas Ligia Amparo (UFBA), Thaís Salema (UNIRIO) e Vanille Pessoa (UFCG), com a condução de Maína Castro (LIS-EAN), dialogaram sobre a importância de compartilhar experiências em educação alimentar e nutricional no Laboratório de Inovação.

A íntegra da cerimônia de lançamento está disponível no canal da OPAS no youtube (ou direto neste link: https://youtu.be/jgS0a8rDN7o).

 

Inscrições

Para inscrever experiências no Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional (LIS-EAN), as pessoas interessadas e representantes de setores públicos, universidades, sociedade civil e povos e comunidades tradicionais, devem acessar o site em que estão cadastrados os diversos Laboratórios de Inovação em Saúde apoiados pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), e que hospeda o LIS-EAN.

A página dedicada ao laboratório descreve o objetivo, a quem o projeto se destina, edital, eixos temáticos e cronograma, entre outras informações de interesse. No espaço também está disponível o formulário de inscrição.

As iniciativas podem ser inscritas até o final deste mês, 30 de setembro.

O LIS-EAN é uma iniciativa da OPAS/OMS, em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e o OPSAN/UnB.

 

Fonte: Assessoria de comunicação LIS-EAN

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe