Opas e ObservaPICS definem agenda de cooperação em medicinas tradicionais e práticas integrativas

Uma agenda estratégica de cooperação para a pesquisa sobre Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) está sendo definida entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) da Fiocruz. O consultor da Opas/OMS no Brasil em Sistemas, Serviços de Saúde e MTCI, Rafael Dall’Alba, visitou o ObservaPICS nos últimos dias 29 e 30 de junho, no Recife, para tratar do assunto.

 “Dentre os projetos a serem realizados em parceria, estão a construção do mapeamento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) no Brasil e o lançamento, em breve, do Relatório do Mapa das MTCI na Região das Américas”, adiantou a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho, coordenadora do ObservaPICS, após reunião com Rafael Dall’Alba (foto Ascom/Fiocruz Pernambuco). As duas ações, segundo ela, contribuem para a Estratégia da OMS no campo das MTCI.

mapeamento nas Américas das medicinas tradicionais e integrativas e sua integração aos sistemas de saúde é realizado em parceria com o ObservaPICS e outras instituições.

ARTICULAÇÃO NO SUS

A Opas e o observatório da Fiocruz são parceiros em outros projetos, como o de Fortalecimento de Territórios Estaduais com as Pics (Fortespics), visando maior articulação, por exemplo, entre as políticas de atenção primária, saúde mental e de plantas medicinais, e promovendo o diálogo com os Conselhos de Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde (Conasems e Conass).

Para a OMS, as MTCI  “constituem um importante modelo de cuidado à saúde ao considerar o indivíduo em sua integralidade, singularidade e complexidade, levando em conta sua inserção sociocultural com ênfase na relação profissional/usuário, o que contribui para a humanização da atenção”.

 

Fonte: observapics.fiocruz.br

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe