APSREDES

OPAS e Cofen realizam Seminário do Laboratório de Inovação em Enfermagem

programacao-1
“Essa emergência de Saúde Pública deixa muito visível a importância que tem o trabalho dos profissionais de enfermagem dentro de qualquer sistema de saúde”, afirmou Neri

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil reuniu, entre os dias 16 a 18 de março, em Brasília, 39 experiências desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS) selecionadas pelo Laboratório de Inovação em Enfermagem. O encontro marcou a segunda etapa de seleção da iniciativa que vai definir as práticas que receberão visitas no território da comissão avaliadora, no segundo semestre deste ano.

O Laboratório de Inovação é uma parceria entre o Cofen e a OPAS, com apoio do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Segundo o presidente Manoel Neri, o projeto mostra a importância do trabalho e o protagonismo que os profissionais de enfermagem vem desenvolvendo dentro do sistema de saúde brasileiro.

“Essa emergência de Saúde Pública deixa muito visível a importância que tem o trabalho dos profissionais de enfermagem dentro de qualquer sistema de saúde”, falou o presidente, a respeito da pandemia do Covid-19.

Monica Padilla, coordenadora da OPAS ressaltou também a importância do projeto, “gostaria de retificar a importância que tem para nós esta aliança e esta equipe de trabalho intersetorial, para poder pensar o Sistema Único de Saúde (SUS) com todos os profissionais e reconhecer o papel central que a Enfermagem tem nisso”.

“Estamos no ano internacional da enfermagem e este laboratório vem a agregar de forma concreta em como a enfermagem brasileira têm várias experiências de sucesso na área de valorização e ampliação do escopo de práticas”, disse Maria Alice Fortunato, membro da coordenação técnica do laboratório, representando a OPAS.

O Laboratório de Inovação em Enfermagem selecionou 39 experiências das 329 inscritas na iniciativa. Das práticas aprovadas, 17 pertencem ao eixo “Ampliação do escopo de práticas” e 22 ao tema “Valorização da Enfermagem”.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram